Zurique, a cidade mais populosa da Suíça com mais de 400 mil habitantes, vai fazer uma teste com vendas de Cannabis para uso adulto. Na última quarta-feira, dia 22 de março, o Ministério da Saúde suíço disse sim para as condições do experimento, que será realizado pela prefeitura da cidade em parceria com o Hospital Universitário de Zurique.
Batizado de Zuri Can – Cannabis com Responsabilidade, o projeto tem o objetivo de avaliar o impacto das vendas de Cannabis para uso adulto na saúde da população da cidade de Zurique, assim como combater o mercado ilegal.
Experimento maior do que o da Basiléia
Zurique é o centro financeiro da Suíça, lá estão os maiores bancos do país e uma grande população. A primeira solicitação para fazer o estudo foi em outubro de 2022, mas só agora as autoridades deram o aval para o projeto.
A iniciativa é similar ao experimento que está acontecendo em outra cidade da Suíça, a Basiléia. A diferença é que Zurique, com uma população de mais de 400 mil frente aos cerca de 170 mil da outra cidade, vai incluir mais voluntários no experimento. Enquanto na Basiléia são quase 400 participantes, Zurique vai recrutar até 2,1 mil pessoas.
A partir de agosto, esses voluntários vão poder comprar dois tipos diferentes de Cannabis rica em THC para uso adulto em farmácias e clubes canábicos credenciados. Eles vão ter acompanhamento médico no Hospital Universitário de Zurique durante o período do experimento, que é de 2 anos e meio.
Outra característica do projeto suíço é o respeito às leis da União Europeia. Para se adequar às regras da UE, toda a Cannabis vendida para os voluntários do estudo virá de cultivos orgânicos (sem agrotóxicos, pesticidas ou defensivos agrícolas) da própria Suíça. Para isso, as autoridades permitiram o plantio de duas variedades canábicas.
Cannabis: um mercado de U$1 bi na Suíça
Esse tipo de projeto é possível na Suíça graças ao formato do estado suíço. Por lá, o país é dividido em cantões com certa autonomia para legislar sobre certos assuntos, em um formato similar aos estados dos EUA. Portanto, basta um aval do Ministério da Saúde local para realizar esse tipo de estudo com Cannabis para uso adulto.
De acordo com estudos realizados pela Universidade de outra cidade, a de Genebra, o mercado de Cannabis legal e ilegal no país é avaliado em cerca de U$1 bi. Essa cifra inclui também o uso medicinal e as forças policiais empregadas no combate ao mercado ilegal.
Nesse sentido, mais ou menos metade desse valor está relacionado à venda de Cannabis para uso adulto. Agora, com o experimento, as autoridades suíças se preparam para que esse mercado entre na legalidade.
E você não precisa esperar para começar um tratamento com Cannabis aqui no Brasil. O primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor utilizando a nossa plataforma de agendamentos. Lá, você encontra mais de 200 profissionais de diversas especialidades que estão capacitados para te orientar.