Após mais de um ano em guerra e sem expectativa de que ela acabe, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu a regulamentação da Cannabis em pronunciamento para o parlamento do país na quarta-feira, 28/6. Para o político, essa seria uma medida para ajudar os civis ucranianos a suportar os impactos trazidos pelo conflito.
“Em particular, devemos finalmente legalizar de forma justa os medicamentos à base de Cannabis para todos aqueles que precisam deles, com pesquisa científica apropriada e produção ucraniana controlada” disse Zelensky no discurso para o Verkhovna Rada, como é chamado o poder legislativo da Ucrânia. Ele ainda completou “Todas as melhores práticas do mundo, todas as políticas mais eficazes, todas as soluções, por mais difíceis ou incomuns que possam nos parecer, devem ser aplicadas na Ucrânia para que os ucranianos, todos os nossos cidadãos, não tenham que suportar a dor, o estresse, e traumas de guerra.”
Em junho de 2022, o governo ucraniano enviou um projeto de lei para regulamentar o uso medicinal da Cannabis. No entanto, o tema ainda não foi analisado pelos parlamentares e a tramitação segue estagnada. Desde então, o conflito escalou e causou efeitos em várias partes do mundo.
Além disso, quando ainda era candidato à presidência da Ucrânia, Zelensky defendeu a regulamentação da planta alegando que seria um “caminho normal”.
Cannabis e o estresse pós-traumático
O conflito que começou desde a invasão da Rússia à Ucrânia já deixou mais de milhares de civis mortos. Ainda é difícil dizer com exatidão o número de vítimas, mas organizações independentes estimam que mais de 100 mil pessoas morreram. Nesse período, estima-se que cerca de 14 milhões tiveram que abandonar suas casas e se refugiar em outros países ou em outra parte do território ucraniano.
Quando as pessoas passam por essas experiências horríveis da guerra, é comum que elas desenvolvam sintomas do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT). Os entes queridos que foram perdidos, as coisas deixadas para trás e os outros tantos impactos negativos na vida dessas pessoas causa alterações no funcionamento do cérebro. Isso faz com que elas tenham pesadelos e memórias ruins que são muito difíceis de esquecer.
Alguns estudos indicam que a Cannabis tem a capacidade de reequilibrar o funcionamento do cérebro e interromper o ressurgimento dessas memórias ligadas ao trauma. Preparamos esse artigo que conta tudo que você precisa saber sobre a relação entre o transtorno do estresse pós-traumático e o uso medicinal da Cannabis.
Como buscar ajuda para tratar o TEPT com Cannabis
Existem algumas formas de tratar o TEPT que envolvem psicoterapia, alimentação, prática de atividades físicas e medicação. Nesse sentido, os produtos com Cannabis se apresentam como um complemento para pessoas que vivem com esse transtorno. Por não apresentar efeitos adversos graves e ter uma eficiência significativa, os canabinoides são recomendados para ex-combatentes de países como Canadá e EUA.
Embora seja uma opção adotada por ex-militares, o TEPT pode afetar a vida de pessoas que passaram por outros tipos de situações traumáticas. Agressões, assédio, violência e acidentes podem desencadear o transtorno e afetar negativamente a vida desses indivíduos.
Portanto, se você deseja iniciar um tratamento com a Cannabis de forma legal, é fundamental obter a recomendação de um profissional da saúde habilitado. Então, acesse já a nossa plataforma de agendamentos e marque uma consulta. Lá, você encontra mais de 250 médicos e dentistas experientes na prescrição de canabinoides. Marque já uma consulta!