“Imagina um lugar na web onde é possível encontrar tudo o que se fala sobre maconha?”. Foi com este questionamento que começou minha conversa com o carioca Felipe Cavalcanti. O criador do Weedpedia, página que pretende armazenar tudo o que existe na web sobre a planta, também tem uma história de vida diretamente conectada com a Cannabis.
Em razão disso guardei o lançamento do Weedpedia para esta data tão emblemática: o Dia da Maconha. Ter um dia especial para celebrar a planta é imprescindível para informar sobre os benefícios que os tratamentos à base de Cannabis podem trazer à saúde. Muitas vezes, no caso da maconha, a informação ainda é o primeiro remédio.
Por isso, iniciativas como a do Felipe fazem a diferença. Pois apresentam dados e conhecimento sobre a planta, principalmente para quem poderia contar com a medicina canabinoide: “É importante ter acesso aos dados em um lugar agregado, sobretudo a respeito de processos, artigos, leis, tweets, instagram, produtos e páginas. Muitas pessoas ainda estão fechadas sobre o tema, não entendem a ligação da maconha com os benefícios. Eu falo para as pessoas: apenas leiam sobre o sistema endocanabinoide”, destacou Felipe.
Uma história de vida com a Cannabis
“Faço uso da Cannabis desde cedo e para mim sempre foi muito natural. Há dois anos, no final de 2020, sofri um acidente e fiquei tetraplégico. Quando dei por mim, estava completamente grogue de tanto remédio. Vi que os remédios me faziam mal. E foi quando conhecemos as associações e criamos a Lega, que nos levou à associação ABEC. Assim, cheguei no Weedpedia. Pois sou aficionado por dados e vi essa oportunidade”, contou Felipe, que co-criou a Associação Brasileira de Estudo Canábico. O empreendimento conta com o suporte de médicos e profissionais de diversas áreas, que se uniram para estudar e desenvolver soluções para o fornecimento a baixo custo de produtos à base de Cannabis.
Outra criação de Felipe é a Lega, MedTech que conecta o paciente ao médico ou veterinário prescritor e aos dispensários, para escolha e aquisição de tratamentos à base de canabinoides.
Veja nossa entrevista com Felipe em nosso canal do Youtube:
“Eu estava em um estado muito ruim, muito sedado e sentia muita dor. Primeiro, a Cannabis me ajudou na questão da dor, mas percebi muito a melhora no sono também. Foram seis UTI, em três eu estava com óleo e a experiência foi outra”, compartilhou Felipe, sobre o impacto da Cannabis na sua experiência de vida.
Weedpedia: tudo sobre maconha
Aliás, felipe criou o Weedpedia com a meta de armazenar todos os dados contemporâneos sobre a planta. “Como a Cannabis está sendo falada e por quê? Temos uma versão beta reduzida, que já está no ar, funcionando. Em breve, vamos melhorar cada vez mais. O objetivo principal é ser capaz de fornecer dados sobre o ramo, independente de qualquer coisa. Queremos fornecer dados e estatísticas sobre maconha”, contou Felipe, que hoje é atleta canábico e pretende evoluir nas competições de natação. Nós estaremos aqui torcendo.