Não recomendamos que você combine Cannabis e vinho, pois os efeitos podem ser imprevisíveis e devastadores. Por outro lado, a aliança entre videiras e plantas de cânhamo em um vinhedo resulta em vinhos com mais qualidade e um solo mais saudável.
Esses foram os resultados de um estudo feito por pesquisadores da Nova Zelândia, na região de Marlborough, conhecida pela sua produção de vinhos. Eles fizeram um experimento de três anos cultivando cânhamo e uvas na mesma área ao mesmo tempo. A investigação resultou em informações interessantes e, segundo eles, bons vinhos.
Uma harmonização inusitada
No cultivo de uvas para a produção de vinho, é muito comum que os agricultores optem por cultivar outras plantas entre as fileiras de videiras. Essa é uma técnica que tem o objetivo de preservar os nutrientes do solo e melhorar a produtividade e a qualidade da colheita dos frutos.
Para realizar o estudo Hemp as a cover crop in New Zealand vineyards: A feasibility study, os pesquisadores cultivaram plantas de cânhamo entre as fileiras de videiras para avaliar o impacto no solo, nas uvas e, posteriormente, no vinho. Nesse caso, as uvas eram do tipo Sauvignon blanc, que geralmente é ingrediente de vinhos brancos.
Efeitos nas videiras e no solo
Nesse experimento, o foco era na produção de uvas. Portanto, não houve a expectativa de uma produção de fibras ou resina dessas plantas de Cannabis. Porém, cabe destacar que o cânhamo captura mais carbono da atmosfera que as outras plantas utilizadas como cultura de cobertura.
Assim, o experimento demonstrou que a combinação entre Cannabis e videiras pode trazer benefícios vistos no solo e nas plantas, como os autores trouxeram na conclusão do artigo:
“As plantas de cânhamo não afetaram visivelmente o crescimento da videira, a nutrição, as relações hídricas, o desenvolvimento/qualidade dos frutos ou a produtividade da videira. Estes não indicam qualquer perda potencial de rendimento resultante da utilização do cânhamo como cultura de cobertura. (…) Os solos da área de cânhamo eram mais ricos em matéria orgânica e carbono total, o que é benéfico para a saúde e fertilidade dos solos a longo prazo.”
Com Cannabis, melhores vinhos
Além disso, a presença das plantas de Cannabis entre as videiras parece ter resultado em um vinho de mais qualidade. O cânhamo parece ter contribuído para que microorganismos benéficos se desenvolvessem com mais facilidade e trouxessem características mais sofisticadas para a bebida. Esse observação aparentemente deixou os pesquisadores emocionados:
“Os resultados de 2019 indicam que a presença de cânhamo no vinhedo levou a uma maior população de leveduras nativas nas uvas, permitindo a continuação de uma fermentação saudável não inoculada. A qualidade do vinho proveniente das uvas co-plantadas com cânhamo foi superior ao grupo controle. A descoberta de que as plantas de cânhamo no vinhedo não afetaram negativamente as videiras, mas afetaram beneficamente os solos e os vinhos, é muito emocionante e merece um estudo mais aprofundado.”
A cada dia surgem mais aplicações para essa planta tão versátil, cientistas exploram seu potencial na Medicina, Odontologia e, agora, na viticultura.
Para começar um tratamento de saúde com a Cannabis, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico da nossa plataforma de agendamentos. Lá, você encontra mais de 300 profissionais da saúde de diversas especialidades que estão prontos para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho possível. Marque já sua consulta!