Uma dúvida comum entre pacientes de Cannabis medicinal surge na hora de viajar: posso transportar em viagens meus produtos à base de Cannabis? Saiba que alguns cuidados podem tornar sua jornada mais segura e evitar qualquer tipo de constrangimento. Mas antes é imprescindível que você também entenda a importância da continuidade no tratamento com cannabinoides.
A importância de não interromper o tratamento com Cannabis
Realmente não é certo interromper o tratamento com produtos à base de Cannabis durante uma viagem. Assim como qualquer outro tratamento com medicamentos alopáticos, é fundamental a constância. Como já explicamos, o nosso organismo possui um sistema complexo que regula os outros sistemas: é o nosso sistema endocanabinoide. Exatamente onde os produtos à base de Cannabis atuam.
E é justamente o sistema endocanabinoide um fator fundamental para o nosso equilíbrio e bem-estar. Pesquisas vinculam um sistema endocanabinoide desregulado a diversas patologias relacionadas à saúde mental, como a ansiedade, depressão e estresse pós-traumático, e também relacionadas à saúde física, como enxaqueca, fibromialgia e a síndrome do intestino irritável.
Portanto tenha sempre em mente que produtos à base de Cannabis podem garantir o seu bem-estar durante sua viagem. O ideal é conversar com seu médico ou médica prescritora de Cannabis sobre o tratamento e a continuidade de uso.
Viagens pelo Brasil: recomendamos sempre levar a prescrição médica
Em viagens nacionais não é exigido que você leve documentos sobre seus produtos. Porém para evitar qualquer tipo de constrangimento:
- É recomendado que você carregue sua autorização de importação emitida pela Anvisa, caso seus produtos sejam importados.
- Além disso, se seus produtos foram adquiridos em farmácias ou via associações, indicamos sempre que você carregue sua prescrição médica.
Em todos os casos, com a prescrição médica você pode provar que seu tratamento tem acompanhamento médico e é seu direito portar seus produtos à base de Cannabis.
Novamente, vale repetir que essas medidas são de precaução para evitar qualquer tipo de situação em que você se sinta inseguro por portar seus produtos.
Viagens internacionais: verifique as regras de cada país
Para viagens internacionais é imprescindível que você verifique as regras do país em que está indo visitar. Se você for para um país como o Uruguai, não há problema nenhum em levar seus produtos de Cannabis.
Mas para outros países onde as restrições ainda são rígidas indicamos que você leve juntos aos produtos uma documentação mais robusta:
- Prescrição médica com laudo médico e inclusive exames que comprovem sua patologia que está sendo tratada.
- Nota fiscal dos seus produtos
- Autorização de importação da Anvisa
Pesquise bem a legislação sobre Cannabis no seu destino. No geral, as legislações sobre a planta têm muitas especificidades em cada lugar. E são majoritariamente separadas: para fins somente medicinais e terapêuticos ou uso adulto. Informe-se sobre o destino e garanta a sua segurança.