A partir de hoje, veterinários no Brasil estão autorizados a prescrever Cannabis para o tratamento de animais, marcando um avanço significativo na medicina veterinária e nas opções terapêuticas disponíveis para diversas condições de saúde em pets e outros animais.
Segundo informou a Anvisa, a via de acesso aos produtos à base de Cannabis, neste primeiro momento, acontecerá nas farmácias do Brasil, através da RDC 327.
Entenda os próximos passos da autorização para os veterinários prescreverem Cannabis
A mais nova autorização aconteceu após 21ª Reunião Ordinária Pública da Dicol que contou com transmissão ao vivo e uma fala da médica veterinária Dra. Caroline Campagnone, membro do Grupo de Trabalho de Regulação de substâncias Canabinoides de uso veterinário do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
“Temos mais uma reunião com a Anvisa e o Conselho Federal de Medicina para decidir mais informações. Porém, a perspectiva é que o veterinário consiga alcançar todos os produtos que tem hoje de uso humano, seja pela 327, seja por uma importação ou seja associativo também. Este foi o primeiro passo de uma sequência de passos que serão dados sobre a regulamentação para o uso animal”, informou com exclusividade para o portal Cannabis & Saúde a veterinária Dra. Caroline Campagnone.
Nesta mesma linha, a veterinária Katia Ferraro, avalia que o momento agora é definir exatamente as normas sobre esta autorização.
Veja na íntegra a reunião da Anvisa que contou com a fala da veterinária Dra. Caroline Campagnone (a partir do 2:53:21) defendendo a prescrição de fitocanabinoides por veterinários:
A regulamentação foi implementada por meio de uma atualização na Portaria 344, emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que agora inclui diretrizes específicas para o uso de substâncias à base de Cannabis na prática veterinária.
12) fica permitida a prescrição por profissionais médicos – veterinários, legalmente habilitados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, com a finalidade medicinal, para uso exclusivamente veterinário, de medicamentos e produtos de Cannabis com Autorização Sanitária, devidamente regularizados para comercialização em território nacional, mediante retenção de receituário de controle especial, nos termos da legislação vigente e do Decreto nº 5.053, de 22 de abril de 2004.
Animais poderão contar com os possíveis benefícios dos fitocanabinoides para a saúde
Com essa nova regulamentação, profissionais veterinários poderão utilizar a Cannabis medicinal como uma alternativa para o manejo de doenças crônicas, dores agudas, epilepsia e outras condições que afetam a qualidade de vida dos animais.
A medida foi recebida com otimismo por especialistas que enxergam nesse recurso uma oportunidade de proporcionar tratamentos mais eficazes e menos invasivos, ampliando o bem-estar dos pacientes animais.
“É histórico, pois antes nós já prescrevíamos Cannabis para animais. Mas era um trabalho em limbo. O importante é que nós veterinários endocanabinologistas não desistimos de prescrever a Cannabis para nossos pacientes e agora a gente pode prescrever com segurança e usar medicamentos cadastrados na Anvisa” , celebra a médica veterinária Dra. Aline Goulart, que realiza o mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina sobre tratamentos com Cannabis para animais.
Leia mais:
- Estudo de caso: diabetes em gata foi controlada com CBD
- Bem-estar animal: A revolução da Cannabis medicinal em SC
- “É muito seguro usar Cannabis em animais”
𝗜𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲: Em humanos, o acesso legal à Cannabis medicinal no Brasil é permito mediante indicação e prescrição de um profissional de saúde habilitado. Caso você tenha interesse em iniciar um tratamento com canabinoides, consulte um profissional com experiência nessa abordagem terapêutica.
Visite nossa plataforma com mais de 300 profissionais prescritores de Cannabis medicinal e agende uma consulta.