A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) reabriu as inscrições para o seu V Curso Sobre Cannabis Medicinal. Nesta edição, foram abertas 6 mil vagas que foram preenchidas em pouco tempo. Porém, a coordenação do curso reabriu as inscrições nesta sexta-feira (15).
O curso é online e gratuito e, para participar, é necessário apenas ser maior de 18 anos, ter disponibilidade para assistir às aulas e enviar as atividades propostas.
O curso acontecerá entre os dias 2 de março e 29 de junho, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30. O aluno aprenderá sobre tratamentos à base de Cannabis Medicinal, possibilidades clínicas usando a planta, estudos sobre patologias que podem ser tratadas, derivados da planta, cultura e história da Cannabis, além da legislação brasileira em relação à maconha e o direito dos pacientes, plantio e métodos de extração dos derivados da maconha.
A iniciativa é em parceria com o Movimento de Regulamentação da Cannabis Medicinal (Movrecam), associação de pacientes da zona leste de São Paulo e que tinha como liderança Antonio Luiz Marchioni, o Padre Ticão, que faleceu no dia 1º de janeiro. A diretora do Movrecam e vice-coordenadora do curso na Unifesp, Gabrielle Dainezi, disse ao Cannabis & Saúde que a comunidade ainda está sofrendo com a perda do líder religioso. Mas que seguir o curso é o desejo do padre.
“A gente ficou órfão, o movimento inteiro. Porque ele não tinha medo de dar a cara a tapa, de estar na frente dessa bandeira. A força política que ele tinha dificilmente alguém vai substituir, até pela questão religiosa, e outras pessoas têm receio de se expor, ele enfrentou gente dentro da igreja. Então essa liderança a gente perde, mas o projeto tem que continuar, e essa era a vontade dele”.
Conforme a Unifesp, o objetivo do curso é difundir o conhecimento sobre a planta e os possíveis medicamentos e tratamentos de seus derivados, quebrando preconceitos e ampliando o debate sobre a liberação e regulamentação em curso nas esferas legislativas.
A Unifesp e o Movrecam esperam, como resultados do curso: diminuir o preconceito sobre o tema, desmistificar a planta e seus potenciais terapêuticos, aumentando o número de pesquisas clínicas e acadêmicas com Cannabis, para despertar em profissionais da saúde o interesse pelas terapias com a planta, além de ampliar o debate.
Entre os professores, estão Dra. Paula Dall´Stella, Dra. Carolina Nocetti, Dra. Eliane Nunes, Dr. Leonardo Navarro , Dr. Iury Barbosa, Renata Monteiro, Bia Navarro, Dr. Remo Rotella Jr., Dr. Pedro Mello, Dr. Renan Abdalla e Dr. Fabio Mercante.
Para fazer a inscrição, é só acessar esse link.
Conteúdo Programático
- Contextualização: história e cultura;
- História da Cannabis
- Cultura e Religiosidade
- Saúde e Cidadania
- Cannabis Sativa e o Sistema Único de Saúde (SUS)
- Mercado Canábico Mundial
- Pesquisa cientifica e acadêmica / Conflito de interesses
- Biológico: fitoterapia, anatomia, botânica;
- Sistema Endocanabinóide
- Aplicações Clínicas da Cannabis Medicinal
- Cannabis e Sistema Imunológico
- Sistema Endocanabinóide e o Sistema Nervoso Central
- O uso da Cannabis Medicinal na veterinária
- Cepas da Cannabis Medicinal
- Patologia: relacionado a doenças específicas;
- Uso de óleo de Cannabis para Autismo
- Cannabis Medicinal e Dor (Analgesia)
- Doenças mentais e psiquiatras e a Cannabis Sativa
- Epilepsia e Cannabis Medicinal
- Cannabis e Alzheimer
- Cannabis e Câncer
- Prático: formação de associação, extração e plantio;
- Desmistificando o plantio de Cannabis Medicinal
- Cultivo Orgânico
- Fitoterapia, métodos de extração e produtos medicinais
- Apresentações medicamentosas
- Associativismo
- Legal: Aspectos do direito para pacientes e associações e mecanismos
- políticos para a busca de direitos
- Cannabis, política e legislação
- Acesso legal a Cannabis Medicinal no Brasil
- Direitos relacionados a saúde pública
- Política de drogas no Brasil