Pode parecer estranho que após quase 10 anos da regulamentação da Cannabis para uso adulto no Uruguai, o uso medicinal seja regulado para as farmácias de manipulação. Porém, é isso mesmo que está acontecendo.
A partir de decreto publicado no final do mês de fevereiro, fica regulamentado o uso medicinal da Cannabis no Uruguai. Agora, além da autorização para farmácias de manipulação prepararem medicamentos com Cannabis seguindo receita médica, as empresas locais vão poder registrar medicamentos no Ministério da Saúde local e também abre a possibilidade para que os pacientes importem produtos de outros países.
Uso adulto aprovado antes do uso medicinal
Até então, haviam 13 medicamentos com Cannabis registrados no Ministério da Saúde uruguaio, sendo 11 óleos para uso oral e 2 para uso na pele. Geralmente, esses produtos eram receitados para tratar epilepsia refratária, em uma prática que também acontece aqui no Brasil.
No entanto, como noticiou o jornal El Observador, se abriu uma possibilidade nas farmácias de manipulação do Uruguai que ainda não aconteceu por aqui. Um médico prescritor pode elaborar uma receita personalizada para cada paciente e solicitar que uma formulação a ser preparada por um químico farmacêutico em farmácias autorizadas.
Para os pacientes, essa prática traz algumas vantagens:
- Dosagens personalizadas para atender as necessidades de cada indivíduo;
- Combinação com uma ou mais substâncias;
- Menos desperdício;
- Produtos com menos conservantes e estabilizantes.
Parceria entre médicos e farmacêuticos
Muitos séculos atrás, a profissão do médico e farmacêutico eram uma só. O próprio médico preparava os medicamentos utilizando plantas medicinais e insumos disponíveis. Somente a partir do século XII que os ofícios da medicina e da farmácia se separaram, com o surgimento das primeiras boticas.
As farmácias de manipulação perderam um pouco de espaço com a consolidação da indústria farmacêutica, mas o uso medicinal da Cannabis pode resgatar esses estabelecimentos que preparam medicamentos feitos sob medida e seguem os mesmos padrões de qualidade da Big Pharma.
As farmácias que vendem Cannabis para uso adulto no Uruguai são diferentes das de manipulação e vão aumentar em número.
Tanto no Uruguai quanto no Brasil, o acesso a Cannabis para fins medicinais tem a mesma exigência: a recomendação de um profissional da saúde habilitado. E por aqui, é muito fácil ter acesso a uma prescrição, basta marcar uma consulta com um dos médicos da nossa plataforma de agendamentos e seguir as orientações que ele ou ela te passar. Portanto, acesse já, são mais de 200 profissionais capacitados para recomendar o melhor tratamento para o seu caso.