A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) irá realizar uma pesquisa gratuita para avaliar a qualidade de óleos e extratos de Cannabis medicinal utilizados no estado de São Paulo. A iniciativa foi contemplada com um financiamento de R$ 180 mil, oriundo do edital de emendas da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial de 2023.
As inscrições, que começam na próxima segunda-feira (27), seguem disponíveis até 28 de fevereiro. Vale ressaltar que o cadastro é feito exclusivamente por meio de formulários online.
Estudo visa analisar até 300 amostras de produtos de Cannabis em SP
A pesquisa “Avaliação da qualidade de produtos de Cannabis Medicinal utilizados no estado de São Paulo”, tem como meta analisar até 300 amostras de produtos de Cannabis, tanto de associações de pacientes que cultivam a planta para fins terapêuticos quanto de indivíduos que realizam o autocultivo, todos com a devida autorização judicial.
Para participar, é necessário comprovar essa autorização. A avaliação das inscrições será feita por uma comissão de pesquisadores da Unicamp, com o apoio das assessorias dos deputados Caio França (PSB) e Eduardo Suplicy (PT), que têm incentivado o financiamento de projetos relacionados à Cannabis medicinal.
Leia também
APMC realiza estudo inovador sobre Cannabis Medicinal para osteoporose e dor crônica em mulheres
Após a inscrição, os participantes contemplados serão responsáveis por enviar as amostras para o Laboratório de Toxicologia Analítica da Unicamp. Após essa análise, os resultados serão divulgados individualmente por meio de um sistema online, com total garantia de sigilo e privacidade das informações.
O objetivo principal da pesquisa é analisar o perfil de Canabinoides e terpenos, e também possíveis micotoxinas, solventes residuais e praguicidas presentes nos óleos.
Segundo o professor José Luiz da Costa, responsável pela pesquisa, “os resultados poderão contribuir para aprimorar o processo produtivo desses produtos, garantindo maior segurança e eficácia no uso terapêutico”.
Caio França, deputado estadual que lidera os trabalhos da Frente Parlamentar, destacou a relevância da pesquisa para garantir que os produtos utilizados pela população atendam aos mais altos padrões de qualidade.
Segundo o deputado, a instituição já tem um histórico na análise de amostras de óleos produzidos por associações e essa é uma oportunidade de reunir o maior número possíveis de amostras. Reforçando a necessidade de uma avaliação minuciosa da qualidade dos produtos que estão sendo utilizados.
Informações sobre o preenchimento dos formulários
O período para preenchimento dos formulários de pesquisa segue até o dia 28 de fevereiro. Os interessados podem acessar o formulário destinado às associações neste link e o formulário exclusivo para pacientes com autorização judicial neste link. Em caso de dúvidas sobre o questionário, os participantes podem entrar em contato pelo e-mail: cannabis.medicinal@unicamp.br.