A Reunião Anual dos Coordenadores Nacionais de Drogas, um encontro entre representantes de 27 estados da União Europeia (UE) para discutir políticas de drogas, teve como tema principal a política da Cannabis. O encontro aconteceu em Praga, na Tchéquia, e este ano o tema do congresso foi políticas para Cannabis, descriminalização, desestigmatização e redução de danos.
A conferência contou com a apresentação de especialistas de países que deram sua perspectiva das leis sobre a planta, como Malta, Holanda, Portugal e Alemanha. Segundo o Departamento de Políticas de Drogas tcheco, são cerca de dois milhões de pessoas consumindo Cannabis regularmente na União Europeia.
Tchecos pressionam por regulamentação da Cannabis
O evento ocorreu justamente no país que está preparando uma legislação para regulamentar o cultivo, venda e compra de Cannabis. E o governo tcheco demonstrou, através de comunicado, que tem boas expectativas quanto a regulamentação da Cannabis no país. “Existem outros benefícios importantes para o modelo de mercado regulamentado de Cannabis. Além de uma redução significativa no mercado ilegal, a arrecadação de impostos significativos (na República Tcheca estimamos bilhões de coroas, a Alemanha, por exemplo, fala em cinco bilhões de euros em impostos), ou o fim da produção e vendas por grupos criminosos que também estão envolvidos em outras substâncias ou armas, exploração sexual e etc.”
Um dos organizadores do encontro, o tcheco Jindrich Voboril, tem o objetivo de regulamentar a planta no país até o fim de 2022. Vale lembrar que a Tchéquia é um dos estados da UE mais tolerantes com a Cannabis, com o cultivo e posse de pequenas quantidades descriminalizados em 2010 e com um crescimento de 63% do mercado da Cannabis para fins medicinais apenas em 2021.
Mercado europeu de Cannabis é promissor
A possibilidade de arrecadação de impostos está chamando a atenção de governos por todo o continente europeu, cada um buscando acelerar a própria economia num contexto de baixo crescimento e a possibilidade de uma recessão. Em entrevista para o portal tcheco CTK, Voboril foi claro no objetivo da política para Cannabis que deseja implementar.
“Eu apoiaria as empresas tchecas. Há aproximadamente uma centena delas aqui que crescem e produzem extratos. O mercado alemão vale um trilhão de coroas. As empresas tchecas deveriam poder exportar talvez antes mesmo de termos um mercado regulamentado na República Tcheca. Vai depender se vamos discutir isso. É semelhante à cannabis medicinal. Na Alemanha, hoje, é um mercado que vale dez bilhões de euros. As empresas tchecas ganham zero com isso. Eu não gostaria de repetir isso.”
Aqui no Brasil, para ter acesso à tratamentos com Cannabis, é fundamental ter a orientação de um médico qualificado. Aqui na plataforma de agendamentos, você encontra profissionais de diversas especialidades que podem te aconselhar e garantir o sucesso.