As inscrições estão abertas aqui para médicos e médicas que querem fazer parte do Congresso Médico Brasileiro de Endocanabinologia, o CBCann 24.
Quem realiza a iniciativa que aspira concretizar de vez a importância terapêutica da Cannabis, e fortalecer a rede de médicos prescritores do Brasil, é a Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia, a AMBCann.
O Congresso acontece dia 14 de setembro, no Teatro WTC Events, em São Paulo, e é exclusivo para médicos e estudantes de medicina. Será um evento híbrido – permitindo o acesso e a participação simultânea de forma presencial e remota.
A programação do CBCann tem seu início com uma apresentação da diretoria da Associação, que atualmente tem como presidente a Dra. Ana Hounie. Além disso, durante a abertura acontecerá uma homenagem aos brasileiros Dr. Eduardo Faveret e Dr. Ricardo Ferreira, médicos pioneiros na prescrição de canabinoides no país.
“Congresso será de uma qualidade científica muito grande”, pontua Eduardo Perin, Vice-Presidente da AMBCann
Após a abertura, o Congresso contará com a participação internacional da pesquisadora Dra. Allyn Howlett sobre “Sistema endocanabinoide e seu papel no tratamento de doenças”.
A neurocientista americana Dra. Allyn Howlett é pioneira na pesquisa médica sobre Cannabis
A Dra. Allyn Howlett é uma neurocientista americana amplamente reconhecida por suas contribuições pioneiras na pesquisa sobre os receptores de canabinoides. Ela é particularmente conhecida por sua descoberta e caracterização do receptor CB1, um dos principais receptores de canabinoides no cérebro. Além disso, seus estudos demonstraram como os canabinoides interagem com os receptores CB1 para influenciar várias funções cerebrais, incluindo memória, dor, apetite e humor.
Consequentemente, os trabalhos da Dra. Howlett abriram caminho para a compreensão dos potenciais usos terapêuticos da Cannabis e dos canabinoides, incluindo o tratamento da dor crônica, doenças neurológicas e condições psiquiátricas.
Conferência com Dra. Bonni Goldstein: “Canabinoides na infância e adolescência”
Outro nome de peso que estará presente no CBCann 24 é a Dra. Bonni Goldstein, médica com longa trajetória na prescrição e estudos de fitocanabinoides. Dr. Bonni é pediatra e autora de diversas pesquisas e de livros, como o Cannabis is Medicine: How Medical Cannabis and CBD are Healing Everything, from Anxiety to Chronic Pain. Além disso, é diretora médica da Canna Center Wellness & Education da Califórnia.
Segundo o médico, e vice-presidente da AMBCann, Dr. Eduardo Perin a presença de ilustres professores como Dra. Howlett, Dra. Bonni Goldstein e Andrea Gallassi, por exemplo, reforça o compromisso da Associação com a ciência. Para o médico, ainda é necessário “demonstrar que quando se fala de Cannabis está se falando de ciência”.
É urgente estudar cada vez mais o sistema endocanabinoide e o CBCann é uma oportunidade para médicos do Brasil que ainda não estão familiarizados com a terapêutica canabinoide
Ainda neste sentido, o médico Dr. Wilson Lessa, responsável por moderar a participação da Dra. Howlett no Congresso, explica que apesar de endocanabinologia não ser uma especialidade da medicina, ou uma área de atuação, ela é um campo do conhecimento sobre o sistema endocanabinoide e da modulação dele como alvo farmacológico e terapêutico para diversas doenças.
Porém, Dr. Lessa destaca que mesmo com tanta relevância em tratamentos, vivemos hoje no Brasil, paradoxalmente, uma situação onde já existem medicamentos que agem no sistema endocanabinoide. Mas não há um estudo sobre o sistema onde esses medicamentos agem nas faculdades de medicina.
“Não foi uma coisa que veio a priori da academia como costuma ser com outros medicamentos. O sistema endocanabinoide foi desvendado na década de 90 e nos últimos anos as pesquisas vêm aumentando. Porém, 1% dos cursos de medicina no Brasil ensinam sobre esse sistema fisiológico”.
Portanto, o CBCann 24 também visa preencher esta lacuna de conhecimento do sistema endocanabinoide não só por parte de estudantes de medicina, mas também profissionais já formados que ainda não estão familiarizados com a Cannabis.
Clique aqui e inscreva-se no CBCann 24.
Falta segurança por parte dos médicos na prescrição de canabinoides no Brasil
Além da parte educacional, outro ponto de destaque a ser abordado no CBCann 24 é a segurança na prescrição de Cannabis por parte de médicos. O tópico é de extrema importância, pois envolve a responsabilidade médica e o bem-estar dos pacientes.
“A intenção é fortalecer a rede de médicos que estão estudando e utilizando a Cannabis como uma ferramenta, mas que estão sofrendo algum tipo de sanção pela própria classe médica. Este é um tema muito pouco falado, porque quando um médico acaba sofrendo algum tipo de sindicância, ou mesmo processo, tudo é sigiloso. Mas hoje temos vários colegas que estão respondendo sindicâncias, principalmente no Estado de São Paulo, e que é claramente uma perseguição. São colegas que estão sofrendo uma sindicância porque fizeram uma palestra sobre o sistema endocanabinoide e o intestino, por exemplo”, observa Dr. Lessa.
À vista disso, especialistas compartilharão suas experiências e conhecimentos no CBCann 24, fornecendo uma visão abrangente sobre as melhores práticas e cuidados necessários para garantir a segurança dos médicos e pacientes.
A troca de informações e o debate sobre a Cannabis visam promover uma prescrição mais consciente e segura contribuindo para o avanço da medicina
Igualmente, durante a iniciativa serão abordados estudos científicos sobre a eficácia e segurança do uso terapêutico da Cannabis, bem como discussão de casos clínicos, uso de canabinoides na infância e adolescência, tratamento da dependência de crack com Canabidiol, evidências atuais sobre o uso de canabinoides no tratamento de cefaleias e uma roda de conversa sobre Cannabis e sociedade.
“Entendo que este Congresso será bastante importante com autores nacionais e internacionais. O convite é que médicos conheçam mais a Cannabis medicinal e o CBCann vai servir como um primeiro passo para muita gente. Já que falar das particularidades da prescrição de canabinoides atrai muito profissionais que ainda não têm experiência, são as particularidades da prescrição que médicos devem saber e é muito interessante”, conclui Dr. Perin.
Veja a programação do CBCann 24
- 08h45: Apresentação da diretoria da AMBCann Homenagem a Dr. Eduardo Faveret e Dr. Ricardo Ferreira
- 9h30: Conferência com PhD Allyn Howlett: “Sistema endocanabinoide e seu papel no tratamento de doenças”. Moderador: Dr. Wilson Lessa
- 11h: Discussão de casos clínicos Diamante: Síndrome do intestino irritável, com Dr. José Roberto Lazzarini. Moderador: Dr. Luís Felipe Sales
- 11h25: Explorando os benefícios da Cannabis no desenvolvimento esportivo, com Dr. Jimmy Fardin. Moderador: Dr. Eduardo Perin
- 12h45: Simpósio Herbarium: Qual é o papel dos produtos de Cannabis na Geriatria?, com Dr. Filipe Gusmán
- 14h: Conferência com Dra. Bonni Goldstein: “Canabinoides na infância e adolescência”. Moderadores: Dra. Ana Hounie e Dr Vinícius Barbosa
- 15h30: Sessão Pesquisa Científica. Moderador: Dr. Eduardo Perin
- Tratamento da dependência de crack com Canabidiol, com Andrea Gallassi
- 15h50h: Canabinoides nas cefaleias – evidências atuais, com Dr. Alexandre Kaup
- 16h10h: Discussão
- 16h30: Roda de conversa: Cannabis e Sociedade. Moderadores: Dra. Ana Hounie e Dra. Jackeline Barbosa. Convidados: Ricardo Amorim, Dennis Burgierman, Deputado Caio França, Cidinha Carvalho, Norberto Fischer, Gilberto Castro, Emílio Figueiredo e outros.
- 18h30: Coquetel de encerramento
Serviço:
- CBCann 24: Congresso Médico Brasileiro de Endocanabinologia
- Data: 14 de setembro de 2024
- Local: World Trade Center, São Paulo – SP
- Inscrição no I Congresso da Ambcann/CBCann aqui.
- Neste link há a opção de parcelamento na inscrição para não associados.
- Exclusivo para médicos e estudantes de medicina.
- Será um evento híbrido – permitindo o acesso e a participação simultânea de forma presencial e remota.