A Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, é a primeira instituição de ensino superior do país a oferecer um curso sobre o sistema endocanabinoide dentro da Graduação em Medicina. Com o nome de Sistema Endocanabinoide e Perspectivas Terapêuticas da Cannabis Sativa e Seus Derivados, o curso é optativo e está na terceira turma desde seu início, em 2021.
As primeiras turmas, feitas online, tiveram uma alta procura, com cerca de 40 alunos por turma. Agora, de volta às aulas presenciais, o professor e idealizador do curso, Hygor Cabral, ensina sobre o sistema endocanabinoide para alunos do curso de Medicina da UFSJ.
A disciplina tem 36 horas de aula entre atividades presenciais e remotas. Você pode ver o conteúdo do curso acessando esse link.
Conversamos com o professor Hygor Cabral, médico da família formado na própria UFSJ, para entender de onde veio a ideia de propor esse curso.
Da clínica para a universidade
O professor teve dois estímulos importantes antes de propor o curso. Primeiro, foi o livro Maconha, Cérebro e Saúde, de Sidarta Ribeiro e Renato Malcher-Lopes, e depois, foi a prática clínica em si. Hygor nos contou como receber pacientes idosos o fez estudar o uso medicinal da Cannabis.
“Na Unidade Básica [de Saúde] onde trabalhava, eu recebi um casal de idosos que me procurou junto com o filho. Os dois tinham Alzheimer e eles estavam usando um óleo de Cannabis que tinham adquirido na internet. Queriam saber porque tinha funcionado para a mãe, mas não tinha funcionado para o pai. Assim, me deparei com um desafio. Retomei aquele interesse de conhecer, de entender como funcionava aquele mecanismo de ação. E aí, comecei a estudar. Prometi para eles que naquele momento eu não saberia auxiliá-los, mas que eu iria estudar.”
Depois disso, o médico tomou a atitude de estudar, ler e aprender sobre o funcionamento do sistema endocanabinoide. Nesse período, se aprofundou e chegou a fazer parte da Sociedade Brasileira de Estudo da Cannabis Sativa (SBEC). Foi aí que percebeu a necessidade de falar sobre esse sistema endógeno fundamental para o funcionamento do nosso corpo durante a formação de novos médicos.
Apoio importante: UFPB
Durante a pandemia de Covid-19, enquanto a UFSJ privilegiava aulas à distância, Hygor Cabral teve a ideia de propor um curso online sobre o sistema endocanabinoide e se inspirou na iniciativa de uma outra professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Lá, há um curso sobre o tema desde 2020 e o professor nos contou como a experiência na UFPB ajudou no implementação da disciplina na UFSJ.
“Eu tive ajuda da professora Katy Lísias. Ela é da Federal da Paraíba, é bióloga e, lá, ela criou uma disciplina. Primeiro, ela tentou criar uma disciplina dentro do curso de Medicina, não conseguiu. O Colegiado não aprovou. Aí, ela tentou no curso de Farmácia: não foi aprovado. E aí, ela conseguiu uma aprovação e acabou iniciando a disciplina no curso de Biomedicina da UFPB. Então, conversei com ela e ela me auxiliou em como construir uma disciplina. Ela me deu essa autorização e eu criei uma ementa para nós aqui, adaptada ao sistema remoto. A gente estava em aula remota na época e acabei conseguindo essa aprovação dentro do colegiado de Medicina.”
O futuro do ensino sobre o sistema endocanabinoide na Medicina
Hygor era vice-coordenador do curso de Medicina da UFSJ, e isso pode ter contribuído para que os outros acadêmicos do Colegiado aprovassem a matéria optativa. No entanto, as outras formações da área da saúde seguem ignorando o tema. Ele nos contou que a disciplina faz uma introdução ao tema e os alunos devem utilizar esses conhecimentos em suas práticas.
“O que a gente hoje precisa é conhecimento mesmo. Médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, odontologias, nutricionistas… todos saindo da universidade, sem fazer ideia do que é o sistema endocanabinoide. E eu sempre falo: ‘gente, eu não quero que vocês se tornem prescritores. Eu quero que vocês entendam que existe um sistema endógeno chamado sistema endocanabinoide’.”
A iniciativa do professor Hygor, assim como o respaldo do Colegiado do curso de Medicina e da professora Katy Lísias, merecem todo o reconhecimento. Porém, esta é uma solução provisória para essa demanda por conhecimento sobre o sistema endocanabinoide. O Hygor defende uma integração maior desse tema dentro da formação médica.
“O que eu fiz foi um negócio emergencial, para tentar introduzir o assunto. Mas a ideia é que isso se torne uma matéria da grade fixa do curso. Aí, seja dada a fisiologia do sistema endocanabinoide por fisiologistas. A farmacologia do sistema endocanabinoide por farmacologistas. E a parte clínica por médicos; neurologista falar de aplicações neurológicas; o psiquiatra falar de aplicações psiquiátricas; e o médico de família, mostrar as suas aplicações na atenção primária. Então, acho que isso é o futuro.”
Como estudar sobre o sistema endocanabinoide
O curso Sistema Endocanabinoide e Perspectivas Terapêuticas da Cannabis Sativa e Seus Derivados é uma disciplina optativa da graduação em Medicina da UFSJ, disponível apenas para alunos e a partir do quinto período.
No entanto, caso você não esteja matriculado na universidade, pode estudar sobre esse assunto de outras formas. Na biblioteca virtual do portal Cannabis & Saúde, você pode baixar e-books gratuitos, sobre diversos temas relacionados ao uso medicinal da planta. Dê uma olhada nos nossos conteúdos informativos.