Na região de Jitomir (Zhytomyr na grafia local), ao norte da Ucrânia e a 140 km da capital Kiev, uma antiga estrutura para produção de linho vai se transformar em um parque industrial para cultivo e processamento de cânhamo. O projeto Ma’rijanni Hemp Industrial Park deve começar a operar em 2024.
Com a iniciativa, o objetivo do poder público é contribuir com a reconstrução do país e também integrar o país com o restante da Europa. Para isso, o projeto se esforça para atrair investidores e empresas para resgatar o cultivo de cânhamo na região, que era muito popular até sua proibição. Você pode ler o anúncio oficial nesse link.
Reconstrução da Ucrânia e integração com Europa
Alguns meses depois de um projeto de lei propondo a regulamentação do uso medicinal da Cannabis na Ucrânia, veio o projeto envolvendo o uso industrial da planta. Após mais de um ano de guerra com a vizinha Rússia, o cânhamo surge como uma possibilidade para reconstruir o país e introduzir uma nova atividade econômica no país. Mostramos aqui como o uso da planta na construção civil já é uma realidade em países na África e Europa.
Em entrevista ao portal Hemp Today, o acionista majoritário da antiga fábrica de linho, Michel Terestchenko, mostrou otimismo com a iniciativa:
“Este é um projeto muito bom que promoverá a reconstrução e a integração europeia da Ucrânia, o que criará uma alternativa ao abastecimento da China.
Para todos os empresários ucranianos que desejam vir e trabalhar com produtos de Cannabis local, garantindo um bom suprimento de matérias-primas básicas.”
Desde 2018, Terestchenko atua para incentivar o cultivo de cânhamo na Ucrânia. Agora, em conjunto com a administração do Oblast de Jitomir e do povoado de Rizhanni, o Ma’rijanni Hemp Industrial Park começa a tomar forma em uma área de cerca de 12 mil metros quadrados.
Tradição do cânhamo na região
Desde a época que a Ucrânia fazia parte do Império Russo até o fina do século XIX, aquela é uma região produtora de cânhamo. No seu auge, chegou a uma produção que significava 40% de toda a produção dessa matéria-prima no continente.
Inclusive, o comércio de cânhamo entre o Império Russo e o Império Britânico motivou Napoleão e suas tropas a invadirem a Rússia na época. O resto é história.
Atualmente, a Ucrânia se destaca pela produção de grãos como milho e girassol. A reintrodução do cultivo de Cannabis pode impactar o mercado global dessa matéria-prima.
O Brasil também já foi um país produtor de cânhamo com o objetivo de fazer fibras. No entanto, atualmente essa prática é ilegal. Por outro lado, o uso medicinal já tem regulamentação e qualquer pessoa pode iniciar um tratamento com Cannabis. Para isso, basta marcar uma consulta com um médico prescritor na nossa plataforma de agendamentos. São mais de 200 médicos de diversas especialidades totalmente capacitados para te orientar.