A décima edição da ExpoCannabis Uruguay acontecerá em meio a um bosque, no Parque Roosevelt, em uma região localizada ao lado de Montevideo.
E como “Uruguay Natural” é o lema do Ministério de Turismo do país vizinho, o emblema também cabe como inspiração à nova locação onde será realizada a festiva edição de 10 anos da ExpoCannabis Uruguay.
Da mesma maneira, se celebra também uma década do Uruguai ter se tornado o primeiro país do mundo a descriminalizar a Cannabis.
“São 10 anos de evento, mas também 10 anos de regulação, é um aniversário e final de um ciclo de transformação. A indústria no Uruguai atravessa momentos constantes de mutação. É um bom momento para fazer uma avaliação e monitorar o que está acontecendo no Uruguai. Mas não só aqui no Uruguai, em toda a região. Vemos que a indústria da Cannabis é regional nesta mudança de paradigma”, destacou Mercedes Ponce De León, uma das fundadoras da ExpoCannabis Uruguay.
Veja a entrevista com Mercedes:
Veja o line up da ExpoCannabis Uruguay
- Sexta-feira, dia 8
- Sábado, 9:
- Domingo, 10:
Nova localização da ExpoCannabis Uruguay
“Este ano mudamos a localização. É importante as pessoas saberem: será em um parque nacional, na beira do mar, na rambla do Uruguai e em um bosque. É um lugar lindo onde irá acontecer nossa ExpoCannabis, vamos montar o evento dos nossos sonhos. Para nós é um evento relacionado com a natureza também. Será toda uma experiência e os stands contarão com muitas empresas de maquinária, novidades e laboratórios”.
Neste sentido, cabe destacar que o Parque Roosevelt é de fácil acesso, mesmo estando em uma região diferente da capital Montevidéu, o local é de fácil e não é distante. Inclusive, quem já foi a edições diferentes poderá notar que é muito próximo ao local das edições passadas.
Alimento de cânhamo produzido no Uruguai
Você sabia que o cânhamo é um superalimento? E que a semente de cânhamo pode ser fonte de ômega-3 e conter muita proteína? Outra novidade da ExpoCannabis Uruguay 2023 será a presença da primeira empresa uruguaia que produz e vende alimentos à base de sementes de cânhamo.
Primeiramente o cânhamo foi definido na Convenção de Drogas da ONU, em 1961, como Cannabis cultivada com propósitos “horticulturais”. Portanto, significa Cannabis planta com finalidade de alimento ou de fibra. Anos depois surgiu a regulamentação mais comum que conhecemos até hoje que define o cânhamo como as plantas com teor de THC inferior a 0.3% em peso seco da planta.
“Temos pela primeira vez uma empresa do Uruguai que vende alimentos. Será a primeira vez que teremos alimentos de cânhamo com produção uruguaia. Eles na região de Canelones fazem um alimento com semente de cânhamo, que é um super-food e é uma das principais fontes de proteína”, celebra Mercedes.
10 anos de ExpoCannabis. 10 anos da lei da Cannabis no Uruguai
“São 10 anos de regulação mas além disso ainda estamos caminhando na implementação desta regulação da Cannabis, ainda temos leis do marco regulatório sem regulamentação. É um dever político e institucional. Em questão geral de políticas de drogas no Uruguai também está em transformação. Acontece que hoje temos as leis mais proibicionistas da história do país em termos de política penal de drogas. Mas por outro lado temos uma regulação que habilita fazer muitas coisas e deixa em uma zona cinzenta um monte de outras atividades. Vamos tratar sobre isto na ExpoCannabis também. Estamos preocupados para evoluir neste sentido também”.
Uso medicinal da Cannabis
“Como em cada ano teremos consultórios com médicos sobre Cannabis medicinal. Também teremos conferências com a presença de médicos como a médica uruguaia Dra. Fernanda Coutinho, que é parte da Sociedade Uruguaia de Endocanabinologia, sobre a bioquímica do estresse e como a Cannabis é muito boa para trabalhar questões de estresse e ansiedade. E também será falado sobre dor e tratamentos que podem contar com a terapêutica canabinoide”, finalizou a uruguaia.
Recentemente publicamos aqui sobre um estudo científico realizado por médicos uruguaios sobre o potencial da terapia canabinoide no tratamento da dor crônica.
- ExpoCannabis Uruguay 2023
- Dias: 8, 9 e 10 de dezembro no Parque Roosevelt, em uma região ao lado de Montevideo
- Horário: das 13h às 21h.
- Entradas aqui.
Em 2023 a ExpoCannabis tornou-se uma franquia. E assim, a iniciativa aconteceu pela primeira vez em São Paulo. Veja a nossa cobertura da ExpoCannabis Brasil aqui.