Claro que o diagnóstico é médico e deve ser feito em consulta, não apenas com uma leitura de internet. Geralmente o TE inicia sua progressão precoce antes dos 40 anos e tardia após os 60 e outra característica é a melhora após a ingestão de bebida alcoólica.
A principal indicação de iniciar o tratamento é o impacto que a doença causa na vida do paciente, haja visto a benignidade do quadro em comparação com os efeitos colaterais comuns do tratamento. Geralmente a droga inicial é o Propranolol, que possui como efeitos adversos hipotensão postural, alterações do sono e disfunção erétil.
Canabidiol para tremor essencial
Analisando os comuns relatos de efeitos colaterais se evidencia a necessidade de busca por novas terapêuticas, incluindo o Canabidiol. Acontece que segundo um estudo feito pelo grupo da USPRP, duplo-cego e randomizado com 19 pessoas foi concluído que CBD isolado em dose única de 300 mg/dia não surtiu efeito positivo.
Como então essa medicação pode nos ajudar?
Fácil demais se esconder atrás de um teclado falando como acharia que os estudos deveriam ser feitos mas vocês entenderão minha intenção.
Lembra que já falamos do “efeito entourage”? Então, nesse caso é evidenciado pela dose alta que os colegas da USP tiveram que usar pra fazer o estudo. E por que eles não fizeram com o óleo full spectrum? Seriam mais variáveis para analisar.
O que empiricamente temos notado em pacientes que utilizam da terapia canabinóide como alternativa as medicações convencionais no TE se beneficiam com doses maiores de D9-THC e houve um estudo que comprovou isso in vivo em ratos com resultados positivos usando um canabinoide sintético!
Hoje o maior desafio para comprovar a eficácia – notada na prática clínica – em estudos é conseguir reduzir o número de variáreis presentes no uso de todos os fitocanabinóides (mais de 100) com potencial terapêutico e documentar em um número grande de pacientes, como dezenas de milhares. Aos que praticam essa ciência creio que caiba o papel de construir a solidez “de baixo pra cima”, com resultados evidentes e gritantes quando se trata do emprego de D-9-THC para tremor.
Referências:
A single oral dose of cannabidiol did not reduce upper limb tremor in patients with essential tremor
Spinal astroglial cannabinoid receptors control pathological tremor
O Portal Cannabis & Saúde conta com colunistas especializados que refletem o conteúdo sério e com rigor científico que trabalhamos em relação à Cannabis. Todas as colunas e informações são responsabilidade dos colunistas. E a propriedade intelectual dos textos são de seus autores.
Uso da Cannabis como terapia alternativa aos benzodiazepínicos
Confira abaixo a live que realizamos com o Dr. Felipe Neris Nora sobre o uso da Cannabis como terapia alternativa aos benzodiazepínicos.