Com apenas quatro anos, o pequeno Bernardo, diagnosticado com autismo, experimenta os alívios que o tratamento à base do Canabidiol trouxe para o seu dia a dia e também para a rotina da família, que mora em Guarapari, no Espírito Santo.
Desde os primeiros meses de vida, Bernardo enfrentou dificuldades para dormir e, conforme foi crescendo, outros desafios foram incorporados na rotina da família, como a alimentação seletiva, movimentos repetitivos e involuntários e a ausência de palavras.
“Entre os nove e dez meses, percebemos movimentos involuntários repetitivos, e senti falta das palavras, já que só vinham sons com as vogais ‘a’, ‘o’ e ‘u’. Com um pouco mais de um ano, ele começou a andar e a correr nas pontas dos pés e nessa mesma fase, veio também a seleção alimentar”, explica a mãe de Bernardo, Maria Luiza Duvanel.
A família enfrentou mais de 10 meses na fila do SUS até conseguir uma avaliação particular, que resultou no diagnóstico de autismo, hiperatividade e Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) de suporte nível 2, quando a criança estava prestes a completar três anos.
A busca por alternativas ao tratamento convencional para o Autismo
“Eu já havia decidido, pelo que eu já tinha estudado. E conversando com meu marido, entendemos que esse caminho seria o melhor para o nosso filho. A gente quer que ele leve a vida da forma mais normal possível, e sabemos dos impactos dos remédios controlados, como o Arpejo e o Rivotril, para o desenvolvimento do cérebro de uma criança, então optamos pelo Canabidiol”, conta.
Os resultados do tratamento à base de Cannabis para o autismo
Foi através de um neuropediatra e prescritor de Cannabis no estado do Rio de Janeiro, que Maria Luiza pôde viabilizar o tratamento e os resultados foram surpreendentes já nos primeiros dias.
“Os resultados foram incríveis! Já no segundo dia, pela primeira vez, ele dormiu mais de 8 horas. No quarto dia, as crises simplesmente desapareceram. Quando elas começavam, bastavam algumas gotinhas e, em questão de segundos, ele se auto regulava e parava a crise.”
Em duas semanas, ele começou a falar, surpreendendo não apenas a família, mas também os educadores da escola.
“Em 15 dias, vi meu filho se transformar em outra criança, até a escola nos chamou para conversar e entender o que estava acontecendo tamanho a evolução do Bernardo”, comemora.
A mãe conta que os desafios ainda existem, mas os avanços conquistados são inegáveis: “apesar de ele não pronunciar algumas letras, consegue formar frases e se expressar muito bem. O sono continua sendo um desafio durante o dia, entretanto, à noite, ele dorme até de manhã. Dificilmente adormece sozinho, a menos que esteja muito cansado; ao colocá-lo para dormir, desfruta de 8 a 10 horas de sono tranquilamente. Na escola, tornou-se mais passível e agradável.”
Da seleção alimentar à melhora da comunicação: os benefícios evidentes do tratamento na saúde mental de toda família
O tratamento à base de Canabidiol trouxe não apenas alívio, mas transformação! O sono, as crises e a comunicação de Bernardo melhoraram significativamente, proporcionando uma nova dinâmica à vida da família.
“Eu posso dizer que a saúde mental da família toda mudou, é mais leve. Não existem mais crises que duravam uma ou até duas horas. Graças ao Canabidiol, não vivemos mais isso. Sobre a seleção alimentar, ele também passou a aceitar outros alimentos. Antes ele não comia quase nada, era necessário muita insistência, o que era muito desgastante. Agora, com o óleo, ele se senta à mesa com a família e almoça com muito mais tranquilidade.
Na praia, era uma loucura; ele não parava um minuto para nada, corria, ia para o mar, jogava os brinquedos nas pessoas… Hoje em dia, ele senta na areia, na sombrinha, brinca com os brinquedos dele. Na hora de mergulhar, aceita o colete; na hora de sair, aceita que precisa sair do mar. Nossas vidas se tornaram possíveis de ser vividas; somos muito mais felizes, e o mais importante é que ele tem uma vida mais suave.”, diz.
Apesar dos benefícios evidentes, Maria Luiza destaca a resistência social ao tratamento com Cannabis Medicinal. Ela ressalta a importância da informação para desconstruir o estigma em torno do tema.
A história de Bernardo não é apenas um relato individual; é um testemunho do impacto positivo que o tratamento com Cannabis pode ter na vida de crianças com condições como a de Bernardo e suas famílias.
“A busca por alternativas e a superação de preconceitos são passos fundamentais rumo a uma abordagem mais empática e eficaz no tratamento de condições neurológicas complexas”, finaliza.
Acesse agora e agende sua consulta!
Você também pode contar com o auxílio da Cannabis medicinal para o seu tratamento. Aqui no Portal Cannabis & Saúde, temos uma plataforma de agendamentos como mais de 250 médicos cadastrados.
Se você é prescritor e deseja fazer parte, acesse aqui e cadastre-se!