Atualmente observa-se um crescimento exponencial no número de importações de produtos a base de Cannabis através da ANVISA, para tratamentos médicos e odontológicos diversos. Temos um país com milhares de pacientes sendo tratados compassivamente com fitocanabinoides. Entretanto, o sucesso do tratamento dos pacientes é algo difícil a ser mensurado, pois seria necessário a entrevista a cada um dos pacientes em uso desses medicamentos.
No âmbito médico, vemos uma procura aumentada para tratamentos à base de Cannabis. Pacientes, familiares e cuidadores buscam oferecer o melhor aos seus familiares e amigos e encontram, na internet, informações sobre novos tratamentos e notícias sobre as medicações derivadas da planta. Dessa forma, pacientes agendam consultas médicas na esperança de melhora de seus problemas de saúde, física ou mental.
A grande maioria dos médicos não estão à par dos estudos sobre as medicações à base de Cannabis e portanto ainda não possuem uma opinião formada sobre o assunto. Paciente buscam então os prescritores e as consultas via telemedicina (teleconsultas) estão também em alta entre profissionais prescritores de Canabidiol.
Mesmo pela telemedicina, o acompanhamento deve ser seguido com rigor. O paciente deve ter em seu médico a confiança para perguntar o que desejar e ter mais segurança em seu tratamento. O médico deve também educar o paciente, esclarecer e tomar uma postura empática e humanizada, ouvindo ativamente e conduzindo a consulta para a descoberta dos diagnósticos e conhecimento do paciente.
Por isso, o acompanhamento médico para pacientes de cannabis medicinal é tão importante, visto que somente com o acompanhamento contínuo será possível ter ciência dos resultados e da eficácia do tratamento. Na maioria das vezes, o paciente que esta em constante contato com seu medico ira perceber melhores resultados e confiança no tratamento, resultando então, em sucesso no tratamento e bons resultados tanto para medico quanto para paciente. O acompanhamento continuo, é então, essencial para o seu tratamento com cannabis medicinal (fitocanabinoides).