Embora exista um estereótipo de que os consumidores de Cannabis esqueçam algumas coisas e tenham problemas de memória, estudos científicos têm demonstrado o oposto: que os canabinoides podem reverter déficits de memória, especialmente em pessoas idosos.
A interação dos compostos da planta com o sistema endocanabinoide, principalmente no cérebro, ajuda a reequilibrar o funcionamento do órgão e, a longo prazo, melhora a memória. Em outras palavras, os compostos da Cannabis protegem os neurônios graças às suas propriedades neuroprotetoras, que evitam a inflamação e degeneração das células cerebrais.
Porém, os canabinoides também podem ajudar pessoas que tentam esquecer memórias traumáticas e não conseguem, são os pacientes com o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT).
Esse transtorno ocorre quando um evento, que pode ser um acidente, violência ou uma perda repentina, não sai da memória de uma pessoa e prejudica severamente o seu cotidiano. Flashbacks e pesadelos, por exemplo, se tornam recorrentes e relembram o trauma.
Um estudo recente sugere que o uso de medicamentos com Cannabis ricos em delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) podem contribuir para o tratamento de pessoas com o transtorno do estresse pós-traumático e ajudá-las a recuperar qualidade de vida e bem-estar.
Cannabis: uma aliada para pessoas impactadas por guerras e violência
Em um contexto de conflitos armados, violência urbana e instabilidade econômica, a saúde mental de milhões de pessoas está abalada e muitas podem desenvolver o transtorno do estresse pós-traumático. Essa condição é debilitante e pode impactar significativamente a vida e as relações desses pacientes.
As opções terapêuticas atuais muitas vezes são limitadas ou causam efeitos colaterais indesejados. Nesse sentido, o estudo indica que medicamentos com Cannabis podem ser uma alternativa promissora e segura para complementar os tratamentos existentes.
Os pesquisadores analisaram dados de 58 pacientes com TEPT, coletados do registro do projeto T21, plataforma de dados sobre segurança, eficácia e acessibilidade a tratamentos com canabinoides do Reino Unido. Os pacientes receberam a prescrição de produtos com Cannabis ricos em THC e responderam questionários sobre qualidade de vida, ansiedade, sono e sintomas específicos do transtorno do estresse pós-traumático. Os cientistas acompanharam os participantes do estudo após três e seis meses.
Como a Cannabis rica em THC contribuiu no tratamento do transtorno do estresse pós-traumático
Após três meses de tratamento, os pacientes relataram uma redução nos sintomas de intrusão, alterações de humor e reatividade. Além disso, tiveram melhora também na qualidade do sono. De acordo com os resultados, esses avanços foram mantidos, e em alguns casos até ampliados, após seis meses de acompanhamento.
Os cientistas destacaram essas melhorias no estudo:
“O efeito observado, marcado por uma redução de 13 pontos na pontuação global de gravidade dos sintomas do TEPT em 3 meses e uma redução de 16,8 pontos em 6 meses, ultrapassa o limite de 10 pontos reconhecido para significância clínica. Esta descoberta se alinha com pesquisas anteriores documentando reduções nos sintomas de TEPT avaliados por médicos e relatados por pacientes com o uso de Cannabis e canabinoides.
Esta descoberta destaca a relevância que a ativação dos receptores CB1 pode ter no manejo clínico dessa população de pacientes, considerando que a qualidade do sono foi identificada tanto como um fator de vulnerabilidade para o desenvolvimento de TEPT quanto como um sintoma marcante que impacta os resultados gerais.”
Iniciando um tratamento com produtos à base de Cannabis
Estudos anteriores sugeriram que o canabidiol (CBD), um outro composto encontrado na planta Cannabis, teria benefícios para o tratamento de pacientes com TEPT. O estudo britânico se destaca pela inclusão do THC e ressalta a importância da ativação do sistema endocanabinoide através dos receptores CB1.
Agora, mais estudos são necessários para avaliar doses mais eficazes, se os benefícios se estendem a longo prazo e também possíveis formulações contendo CBD e THC para o tratamento do transtorno do estresse pós-traumático.
Geralmente o tratamento para essa condição combina medicação e psicoterapia, a inclusão de medicamentos à base de Cannabis como complemento pode tornar as abordagens mais eficientes, desde que um médico acompanhe o processo.
Se você deseja incluir produtos à base de Cannabis no seu tratamento, consulte um dos especialistas presentes na nossa plataforma de agendamento. Lá você encontra mais de 300 profissionais da saúde de diversas especialidades, todos preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!