Pesquisadores da Universidade Rangsit, na Tailândia, identificaram em testes in vivo que o delta-9 THC e o canabinol (CBN) inibem o crescimento de células de câncer de pulmão. Os dois canabinoides demonstraram propriedades anticancerígenas, estimulando a morte das células do tumor.
O tipo de células de câncer de pulmão que foram estudadas foram as células não-pequenas, esse tipo de tumor representa cerca de 85% dos casos de câncer no pulmão. No Brasil, esse é o tumor que mais causa mortes, fazendo cerca de 30 mil vítimas fatais por ano. O principal fator de risco para o desenvolvimento desse câncer é o tabagismo.
THC e CBN vs. câncer de pulmão
Um dos canabinoides mais abundantes na planta, o THC é utilizado por pacientes oncológicos para aliviar os sintomas do tratamento, como náuseas e falta de apetite. Agora, ficou comprovado em laboratório a ação desse canabinoide diretamente no tumor do câncer de pulmão. Apesar de o THC ser vinculado à Cannabis fumada, o canabinoide em si é anticancerígeno. Portanto, podemos nos beneficiar deles utilizando outras vias de administração como óleos, tinturas e cápsulas para ingestão oral.
O canabinol é um canabinoide presente em poucas quantidades na planta. Ele é gerado a partir da degradação do THC e essa degradação acontece de forma natural quando há exposição a luz e ao oxigênio. O CBN é psicoativo, como o THC, porém os efeitos tem menor intensidade. Ele possui propriedades sedativas e tem sido estudado para ajudar pacientes com insônia, assim como prevenir o envelhecimento do cérebro. Porém, assim como o delta-9 THC, demonstrou poder anticancerígeno em células de câncer de pulmão, mas necessita de doses mais altas.
O mecanismo que fez com que ambos os canabinoides impedisse o crescimento das células do tumor foi através da inibição da proteína quinase B e as suas vias de sinalização. Os autores concluíram: “O estudo de camundongos de xenoenxerto revelou que os tumores tratados com 15 mg/kg de THC ou 40 mg/kg de CBN eram significativamente menores do que os dos camundongos de controle. As taxas de progressão do tumor em camundongos tratados com 15 mg/kg de THC ou 40 mg/kg de CBN foram significativamente mais lentas do que no grupo controle.”
Pesquisas com Cannabis avançam na Tailândia
Em 2018, o uso medicinal da Cannabis foi regulamentado no país, permitindo também que as universidades locais realizassem pesquisas. Os estudos tailandeses costumam aparecer aqui no Cannabis & Saúde, já falamos de suas descobertas para tratar câncer no fígado e a inflamações relacionadas à saúde bucal. O reino tem ligação cultural com a Cannabis, mas também se insere com descobertas científicas na área da saúde.
Aqui no Cannabis & Saúde temos uma sessão com muito conteúdo sobre as possibilidades da Cannabis na luta contra o câncer. Lá você encontra informação sobre como os canabinoides podem auxiliar no tratamento contra diversos tipos de tumor. Além disso, lá recomendamos os especialistas no assunto que podem te orientar na prescrição e acompanhar o processo. Marque já uma consulta na nossa plataforma de agendamentos.