Revisão bibliográfica revela que terpenos têm propriedades medicinais e podem potencializar o efeito entourage tornando a terapia com Cannabis ainda mais assertiva
Um artigo publicado na PubMed, em novembro de 2022, acaba de trazer um conjunto de informações acerca dos terpenos da Cannabis – micropartículas que conferem sabor e aroma às plantas – sobre as propriedades medicinais dessas moléculas.
De acordo com o estudo científico, os terpenos contribuem para o chamado efeito entourage ou efeito comitiva – essa relação de sinergia entre todas as moléculas químicas presentes na Cannabis para produzir um efeito terapêutico mais potente e assertivo.
O estudo intitulado ‘Secondary Terpenes in Cannabis sativa L.: Synthesis and Synergy ou Terpenos Secundários na Cannabis sativa: síntese e sinergia’ consiste numa revisão bibliográfica.
O trabalho foi desenvolvido em conjunto com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal e o Departamento de Ciências Veterinárias e Biomédicas da Universidade da Pensilvânia, além do Departamento de Farmacologia do Colégio de Medicina de Hershey.
O objetivo do estudo foi reunir pesquisas científicas que demonstram a diversidade e a bioatividade dos terpenos secundários (encontrados na Cannabis em menor quantidade) e como essas moléculas podem atuar em conjunto com os demais canabinoides para potencializar o efeito sinérgico da planta.
Efeito entourage como potencializador de resultados
Na revisão bibliográfica, os pesquisadores ressaltam que os terpenos podem interagir com os canabinoides de várias maneiras.
Por exemplo: eles podem influenciar na absorção dessas moléculas pelo organismo, facilitar a distribuição dos canabinoides nos tecidos e órgãos, e também potencializar a conexão com os receptores CB1 e CB2, presentes no Sistema Endocanabinoide.
Segundo os autores, os benefícios do efeito entourage – potencializados pelos terpenos – incluem uma ampla série de modulações terapêuticas que vão desde o alívio da dor, a redução da inflamação, controle da ansiedade, depressão e até melhora do sono.
Propriedades medicinais
Justamente porque essas micropartículas também possuem propriedades anti-inflamatórias, ansiolíticas, analgésicas, antibactericida e antifúngicas, por exemplo.
Outra vantagem dos terpenos, ao intensificarem o efeito comitiva da planta é permitir o uso de doses mais baixas de canabinoides nos tratamentos. Isso pode reduzir potenciais riscos de efeitos adversos e melhorar a tolerabilidade do paciente, afirma o estudo.
Os pesquisadores ainda destacam que para além da Cannabis, outras plantas também possuem terpenos com propriedades medicinais importantes, como a Cânfora, por exemplo.
Na conclusão, os autores do artigo sugerem aprofundar as pesquisas sobre terpenos e seus benefícios terapêuticos associados ao uso medicinal da Cannabis.
Confira a pesquisa na íntegra no link abaixo:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36551898/
Quer saber mais sobre como a Cannabis pode ajudar?
No Brasil, o uso medicinal da Cannabis já é regulamentado pela Anvisa desde 2015, desde que haja prescrição de um médico ou cirurgião dentista. A nossa plataforma de agendamentos reúne mais de 250 profissionais com ampla experiência na medicina canabinoide.
Marque já uma consulta e veja se a sua patologia pode ser tratada com as moléculas medicinais da Cannabis.