O uso medicinal da maconha já deixou de ser uma aposta para ser uma realidade consolidada em várias partes do mundo. Porém, essa não é a única utilidade da planta, o uso não-medicinal, uso adulto ou uso recreativo é uma demanda das pessoas que ainda não foi atendida. Em 2023, isso pode mudar em algumas partes do mundo.
Atualmente, o uso adulto da maconha é regulamentado em alguns estados dos EUA, no Canadá e no Uruguai. A descriminalização já chegou a mais lugares, como no Brasil, mas ainda é pouco para alcançar os objetivos da regulamentação: combater o mercado ilegal e garantir produtos de qualidade para os consumidores.
Vamos mostrar os lugares que, provavelmente, vão regulamentar ou implementar o uso adulto da Cannabis ainda em 2023.
Alemanha
A maior economia da Europa está decidida a regulamentar o uso adulto da maconha, falta decidir alguns detalhes. Desde 2022, as autoridades alemãs discutem o tema pressionadas pelos partidos que formam a coalizão do governo.
O país tem potencial para ser o maior mercado para a Cannabis no continente e possivelmente um dos maiores do mundo. Estima-se que seja uma demanda de 400 toneladas da planta por ano. Regras devem ser definidas ainda no início de 2023, com a possibilidade de implementação no mesmo ano. Com isso, os países vizinhos à Alemanha veem com bons olhos esse mercado e também analisam regulamentações, como o país que falaremos a seguir.
República Tcheca ou Tchéquia
Com mais foco na arrecadação de impostos e na exportação para o país vizinho, a República Tcheca também colocou a regulamentação da Cannabis no radar. O projeto do país prevê também fundos para tratamento de dependência química, um problema de décadas para os tchecos.
Colômbia
O país sul-americano foi um dos que mais sofreu com a Guerra às Drogas no mundo, com milhares de mortos e marcas sociais profundas que permanecem até hoje. Com a eleição do presidente Gustavo Petro, o chefe do executivo demonstrou a intenção de mudar a abordagem para um mercado regulado.
Com clima favorável para o cultivo, há uma estimativa de o mercado adulto de maconha da Colômbia gere 250 mi de dólares para o país em dois anos. Um Projeto de Lei está em tramitação no Congresso colombiano e em 2023 já deve ser implementado.
Suíça
A Suíça, conhecida pelos chocolates e pelo sistema bancário, vai iniciar um experimento com o uso adulto da Cannabis em 2023. Será a primeira experiência do tipo no continente e está previsto para começar em janeiro. Na cidade da Basileia, o programa Weed Care vai oferecer alguns produtos para o uso por adultos a preços similares ao mercado ilegal. Inicialmente, pouco mais de 300 pessoas vão participar do estudo, mas outras cidades já se interessaram na proposta, como Genebra.
EUA
Em alguns estados dos EUA a expectativa já é para a implementação das medidas já aprovadas. Destaque para Nova Iorque, que vai inaugurar seus primeiros dispensários para uso adulto da maconha no final de 2022, além de entregas por delivery. Nas eleições midterms, estados e cidades votaram pela regulamentação da Cannabis e as autoridades locais serão obrigadas a apresentar propostas ainda em 2023.
Chile
Após aprovarem medidas que regulamentam posse e cultivo de pequenas quantidades, as autoridades do Chile pretendem avançar ainda mais para um mercado regulamentado do uso adulto de maconha. Atualmente, já se pode cultivar até cinco plantas e possuir até 40 g de flores secas.
Na última semana de 2022, a diretora do Serviço Nacional para a Prevenção e Reabilitação do Consumo de Drogas e Álcool, Natalia Riffo, falou com o jornal local Emol sobre o debate para regulamentar o uso adulto no país, que seria o segundo mercado do tipo na América Latina.
“É uma grande discussão baseada em evidências, em olhar para outros países que seguiram esse caminho de legalização, o bom e o ruim, as coisas positivas e negativas ao seu redor, que também tem uma perspectiva de redução de danos.”
Aqui no Brasil, já possuímos regras para o uso medicinal da maconha. Para começar um tratamento é muito fácil, basta marcar uma consulta com um médico prescritor pela nossa plataforma de agendamentos e seguir as orientações do profissional.