A parceria Tegra Pharma, Care Club e Atleta Cannabis deu mais um passo nesta sexta-feira (26). Um evento realizado na unidade Villa Lobos da Care Club anunciou a farmacêutica como a nova patrocinadora da maior rede de clínicas esportivas da América Latina.
Na prática, porém, quem ganha são os cerca de 40 mil atletas profissionais e amadores atendidos pela Care Club. Como parte do acordo, a Tegra Pharma está disponibilizando gratuitamente o Curso de Introdução à Medicina Canabinoide para todos os 316 colaboradores e equipe médica e de saúde da clínica esportiva.
O curso faz parte da trilha de formação do médico prescritor com recursos ilimitados de aprendizagem contendo vídeos, matérias, pesquisas, com 20 horas. Além de masterclass e painéis de discussão com os mais renomados médicos e profissionais da medicina canabinoide, tendo direito ao certificado na conclusão do curso.
Acompanhamento técnico-científico
A parceria exclusiva também visa disponibilizar conhecimento e acompanhamento técnico-científico para o tratamento de esportistas que desejarem fazer uso de produtos à base de Cannabis medicinal.
“O médico prescritor é quem está colocando seu CRM em jogo, então é a nossa responsabilidade fornecer um produto da melhor qualidade, todo suporte para a prescrição e um arsenal bastante grande para atender às necessidades de cada paciente”, afirmou Jaime Ozi, sócio e vice presidente de negócios do grupo OnixCann, detentora da Tegra Pharma.
“A Cannabis medicinal está relacionada à qualidade de vida. Essa parceria tem essa sinergia, pois as pessoas que procuram a Care Club estão justamente em busca dessa qualidade de vida”, prosseguiu.
Protocolo médico
O elo entre a clínica esportiva e a farmacêutica está completo com os triatletas amadores Fernando Paternostro (colunista aqui no portal Cannabis & Saúde) e Peu Guimarães, fundadores do Atleta Cannabis, comunidade de atletas que fazem uso dos fitocanabinoides no auxílio à manutenção da rotina de treinos e competições.
Em um trabalho conduzido pelo médico Roberto Beck, os dois atletas se tornaram voluntários para a elaboração de um protocolo médico com todo o rigor científico para o uso de produtos à base de Cannabis medicinal em esportistas. A junta médica da Care Club e médico Renan de Camargo também contribuirão com a criação do protocolo.
“Por conta de limitações do corpo, com diversas lesões, parei de competir profissionalmente”, conta Peu Fernandes. “A Cannabis mudou a minha vida. Eu não dormia mais de meia hora direto devido às dores. No quarto dia de tratamento com Cannabis, eu acordei cheio de energia. Parecia que eu tinha nascido de novo.”
“Quando começamos, em 2019, ninguém se expunha tanto quanto a gente em relação ao uso da Cannabis”, relatou Fernando Paternostro. “De lá para cá, o projeto cresceu e servimos como ponta de lança para que mais atletas entrassem na Cannabis.”
Indicações
A Cannabis não proporciona vantagem competitiva direta aos atletas. No entanto, pode ser benéfica no tratamento da dor e recuperação física, na regulação do sono e no controle da ansiedade, o que acaba beneficiando indiretamente o rendimento.
“A Cannabis não trata doenças”, afirmou Gabriela Baptista, consultora técnica/científica e Perita Judicial em Cannabis Medicinal. “Os fitocanabinoides atuam em um sistema (canabinoide) que a gente tem, é responsável pela homeostase do organismo, mas por algum motivo deixou de funcionar corretamente. A Cannabis vem para ajudar a regular esse sistema.”
Agende sua consulta
Roberto Beck é um dos médicos presentes na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde. Para marcar uma consulta com o especialista, basta clicar aqui e preencher um curto formulário.
Beck é um dos mais de 200 médicos, com diversas especialidades, que você encontra no portal Cannabis & Saúde.