O ministério da saúde da Tailândia anunciou que vai distribuir 1 milhão de mudas de Cannabis gratuitamente para a população no mês de junho para comemorar a nova lei, que regulamenta o autocultivo para fins medicinais.
As plantas que serão distribuídas vão seguir a legislação do país, que permite Cannabis com até 0,2% de delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) sob prescrição médica. Com a nova regra, as pessoas que se cadastrarem poderão cultivar o próprio remédio. O cultivo com fins comerciais exige outra licença e também precisa obedecer o limite de 0,2% de THC.
Tailândia e a Cannabis
A Cannabis está dentro da cultura da Tailândia, a planta está presente na medicina tradicional tailandesa e tem usos nas práticas de massagem tailandesa. A culinária local também utiliza as folhas da planta como ingrediente e há uma forma ancestral de preparar a Cannabis para ser inalada conhecida como “Thai stick”. A proibição veio apenas na década de 1980, com a Guerra às Drogas incentivada pelos Estados Unidos, que levou à criação de leis muito rígidas sobre a Cannabis no reino.
Nos últimos anos houveram progressos na legislação, autorizando algumas utilizações da planta. O uso medicinal e pesquisas com Cannabis foram regulamentados em 2017, ambos restritos ao canabidiol. Porém, em entrevista para a CNN, a empresária Kitty Chopaka lembrou que as leis continuam sendo rígidas para a Cannabis na Tailândia.
“Ainda será considerado crime se você não tiver uma receita legal, e você tem que ser um paciente em tratamento para alguma doença para qual a Cannabis funcione. Só então poderá cultivar Cannabis em casa e usar como quiser.”
No Brasil, os tratamentos com Cannabis são permitidos para quem possui prescrição médica, você pode ter a sua após uma consulta. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra mais de 150 médicos prescritores, de diversas especialidades, preços e planos de saúde