“O momento da Cannabis é de evolução no país. Precisamos sempre estar alinhando expectativas com as regulamentações tanto na questão da saúde humana, quanto veterinária. E também as aplicações desses produtos”, disse Talita Ferreira, CEO da Legis Consultoria com quem conversamos com exclusividade para falar sobre o Summit Brasil Cannabis Medicinal, que acontece na próxima sexta-feira, dia 2.
Além de Talita, Summit Brasil conta com presença do Dr. Mario Grieco, médico pioneiro na prescrição de Cannabis no Brasil e atual presidente no Brasil e na América Latina da Cannabis Care. Dr. Mario irá expor os benefícios da planta, desde suas origens até os dias atuais.
Igualmente, irão compartilhar seus conhecimentos sobre a Cannabis:
- Lucas Cury: médico neurologista e prescritor de Cannabis medicinal.
- Rosana Mastellaro: Diretora Técnico Regulatória e Inovação no Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (SINDUSFARMA)
- Luciana Shimizu Takara: Diretora Associada de Assuntos Regulatórios e Governamentais na US Pharmacopeia (USP)
- Dra. Katia Ferraro: Veterinária e coordenadora de grupo de trabalho veterinário na Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann)
- Fernando de Rezende Francisco: Gerente Executivo da Associação Brasileira das Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (Abraco)
- Helder Dario de Oliveira: Diretor Técnico Científico FarmaUSA
- Thiago Ermano: Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann)
Panorama da Cannabis para 2023
Atualmente o Brasil conta com mais de 180 mil pacientes que fazem uso da Cannabis. O dado apresentado pela Kaya Mind contabiliza diferentes vias de acesso aos derivados da planta no país: importação, associações e farmácias. Levando em consideração as restrições em relação ao acesso e regulamentação do Brasil, o número é expressivo.
Neste sentido, Talita considera que 2023 promete ser um ano de ainda mais desenvolvimento do mercado da Cannabis no país:
“Hoje temos mais de 50 empresas no Brasil fazendo suporte na entrega de produtos importados direto para os pacientes. Esta semana a gente teve mais uma aprovação da Anvisa para produtos à base de Cannabis. E a gente tem aí a discussão com o Mapa. No Summit temos o importante apoio de uma associação como SindusFarma, que é o Sindicato das Indústrias da Saúde do Estado de São Paulo, porque hoje é a mais representativa que tem na América Latina. Ela tem mais de 500 associados e quando a gente fala de associadas, são empresas farmacêuticas de produtos para saúde, veterinário, alimentício, cosméticos… então abarca todo mercado mesmo da saúde. E a Rosana vai vai fazer essa abertura no evento para mostrar a importância que essas empresas e a opinião dessas empresas para poder viabilizar os negócios de Cannabis no Brasil”.
Perspectiva de mudança na questão da medicina canábica veterinária
Outro setor que está atento às possibilidades de uso e impacto positivo em tratamento que a Cannabis pode apresentar é a área da medicina veterinária. A expectativa é que para 2023 veterinários, assim como médicos e dentistas, possam prescrever a planta e contar com sua categoria presente na plataforma de importação de produtos à base de Cannabis da Anvisa.
“O Ministério da Agricultura e Pecuária, o MAPA, está discutindo isso para fazer essa implementação de legislação para uso veterinário. E hoje o Conselho Federal de Medicina Veterinária já permite esses profissionais possam prescrever Cannabis. A Katia Ferraro é uma expert no assunto e está tratando desde 2015. E também vai assumir uma posição para ser publicada nos próximos dias como coordenadora do grupo de trabalho dentro do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Ela já é coordenadora de assuntos veterinários dentro da ABICANN. E vai assumir uma posição dentro do Conselho também”, finalizou Talita.
As inscrições para o Summit Brasil Cannabis Medicinal podem ser feitas aqui.
Agende sua consulta
Se você tem como objetivo dar início a um tratamento com Cannabis, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra cerca de 200 médicos prescritores, com diversas especialidades