Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (Sbed) a palavra dor tem múltiplos sentidos. Porém, sempre está relacionada a sofrimento. A dor é multidimensional e a dor crônica impacta a vida de aproximadamente 30% da população brasileira, conforme levantamento também da Sbed.
E é neste cenário que evidências científicas comprovam que a Cannabis tem a capacidade de atuar em todo o sistema nervoso central e periférico, que produz, transmite e interpreta um sinal doloroso. Então se você sofre com dor crônica, saiba agora como a Cannabis pode proporcionar alívio no tratamento desta patologia.
Cannabis ameniza a percepção da dor e traz qualidade de vida
“Tratar a dor com Cannabis tem muitos ganhos positivos. Pois além de ser uma aliada no tratamento da dor, a Cannabis age nas comorbidades que a dor crônica gera: como ansiedade, depressão, distúrbio de sono e fadiga. Tudo isso melhora muito. E destaco a questão do cansaço físico que o paciente com dor crônica relata. A Cannabis melhora muito a fadiga física e mental, melhora a qualidade do sono, o paciente consegue dormir melhor e se dorme melhor consequentemente a memória é melhor também”, explica a neurologista e neurofisiologista Dra. Marcela Agostinho.
Importância do acompanhamento médico para tratar a dor crônica
Ainda em relação ao impacto que a dor crônica pode causar, a Dra. Marcela observa que muitas vezes há um sentimento de desvalorização e de depressão em quem sofre com esta condição invisível.
Segundo a médica é imprescindível ter empatia com quem relata suas dores. E aponta que o acompanhamento médico com a prescrição correta dos produtos também pode ser um fator decisivo no tratamento: “Muitas vezes o paciente com dor crônica usa inúmeras medicações e às vezes até erradas como opioides e anti-inflamatório, que o máximo de tempo que se utiliza são sete dias. E você vê pacientes com dor crônica usando anti-inflamatório por 30, 60 dias. É um risco para os rins muito grande”.
Agende sua consulta com a Dra. Marcela clicando aqui.
Por que é melhor tratar a dor crônica com Cannabis e não opioides?
Recentemente um estudo nos Estados Unidos apontou que cerca de um terço dos pacientes com dor crônica disse que usa Cannabis. A pesquisa apontou que a maioria dos pacientes que utilizaram Cannabis para o controle da dor crônica o fez para substituir outros medicamentos prescritos para a dor. Inclusive, muitos optaram pela planta para no lugar de opioides.
À vista disso, Dra. Marcela observa que muitas vezes o tratamento com opioides causam dependência e nem sempre são os mais indicados.
“Muitas vezes a gente vê que os opioides são para o tratamento agudo, eles não resolvem dor crônica. Eles não agem no ciclo de dor crônica, eles não melhoram ansiedade do paciente, não melhoram o sono… não melhoram os sintomas que a Cannabis pode melhorar e que vem com a dor crônica. Então os pacientes que estão sofrendo muito com dor crônica na lombar, no pescoço ou no corpo inteiro como na fibromialgia ou uma enxaqueca de difícil controle: vale muito a pena tratar com Cannabis”.
Como saber se minha dor é crônica?
Sabemos que a dor crônica pode interferir em suas atividades diárias, como trabalhar, ter uma vida social e cuidar de si ou dos outros. Portanto, é imprescindível definir se você realmente sofre desta condição. Em primeiro lugar preste atenção à duração da sua dor: a dor crônica ou persistente é a dor que dura mais de 3 meses, ou em muitos casos, além do tempo normal de cura da lesão ou problema que originalmente causou a dor.
A dor crônica é diferente da dor aguda, como a dor de uma lesão, que se desenvolve rapidamente e normalmente não dura por muito tempo. A dor crônica é uma condição complexa, e todos a experimentam de forma diferente.
Fibromialgia e Cannabis
“Tenho vários pacientes que usam Cannabis e os resultados são muito bons. O paciente com fibromialgia, por exemplo, já tentou inúmeras medicações e não teve uma melhora por completo. E quando você acrescenta esse medicamento há muito resultado, muito potencial de ganho e os pacientes melhoram muito. A questão da fibro fog, que é o nevoeiro mental da fibromialgia. Esta confusão mental na fibromialgia melhora muito. Porque o paciente fica mais tranquilo, então ele consegue lidar melhor com as situações. A mente dele funciona melhor. Tenho casos incontáveis de pacientes com fibromialgia que melhoraram com Cannabis”, destaca a médica entre as condições onde observa mais resultados com a planta.
Vencendo a dor crônica com a Cannabis
Nesse sentido, as exposições da Dra. Marcela estão em linha com estudos científico que reforçam a tese de que a Cannabis ajuda a abandonar os opioides e que ela pode ser mais eficaz que outros remédios para o controle da dor.
Não à toa temos relatos de pacientes que mudaram de vida após o tratamento com canabinoides acabar com as dores.
Portanto, se você sofre com alguma dor persistente em qualquer parte do corpo, a Cannabis pode te ajudar. O primeiro passo é marcar uma consulta com um dos nossos médicos prescritores da plataforma de agendamentos e seguir as orientações para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar para sempre.
E clique aqui para marcar uma consulta com a Dra. Marcela Agostinho (CRM: 15200/GO).
Live “Cannabis no tratamento de dores crônicas”
Por fim, convidamos você a participar da nossa live especial “Cannabis no tratamento de Dores Crônicas”, com a convidada Dra. Luana Cunha de Oliveira (CRM: 23164 SC e RQE: 20300), na próxima quarta-feira, dia 12, às 19h. Inscreva-se aqui e ative abaixo a notificação da transmissão em nosso YouTube.
Nossas lives do portal Cannabis & Saúde acontecem às quartas-feiras, às 19h, com transmissão por YouTube, Facebook e LinkedIn. Esperamos você!