Uma revisão de diversos estudos científicos analisou como o sistema endocanabinoide influencia o funcionamento do trato gastrointestinal e o tratamento de algumas doenças. A pesquisa concluiu que os canabinoides podem afetar o movimento do intestino, a inflamação e a dor abdominal. Essas descobertas abrem caminho para novas abordagens para essas doenças.
Os cientistas do Instituto de Gastroenterologia de Bari, na Itália, destacaram o potencial do sistema endocanabinoide como uma nova forma de abordar essas condições de saúde. Isso reforça o uso de medicamentos à base de canabinoides, tanto os de origem natural quanto os sintéticos, para complementar os tratamentos convencionais e proporcionar melhor qualidade de vida para os pacientes.
Como funciona o sistema endocanabinoide
O sistema endocanabinoide (SEC) é uma rede complexa de sinais químicos e receptores presentes em todo o corpo, incluindo o cérebro e o trato gastrointestinal. Ele desempenha um papel importante na regulação de funções como apetite, dor, inflamação e motilidade intestinal.
O SEC é composto por três elementos principais:
- Receptores canabinoides (CB1 e CB2), encontrados principalmente no sistema nervoso e em células imunológicas, respectivamente.
- Endocanabinoides, como a anandamida e o 2-araquidonoilglicerol (2-AG), que ativam esses receptores.
- Enzimas que produzem e degradam os endocanabinoides.
Diversas doenças estão ligadas a um desequilíbrio no SEC e estudos indicam que os compostos da Cannabis podem ajudar a recolocá-lo em equilíbrio. Esse sistema influencia a comunicação entre o cérebro e o intestino, modulando desde a digestão até o humor.
No estudo The Endocannabinoid System: Implications in Gastrointestinal Physiology and Pathology, os cientistas analisaram a influência do SEC no trato gastrointestinal e como os medicamentos à base de Cannabis podem ajudar a tratar essas complicações.
Quais doenças gastrointestinais podem ser tratadas com canabinoides
De acordo com o estudo, os endocanabinoides e os receptores ajudam a controlar o movimento do intestino, a liberação de enzimas e a percepção da dor, contribuindo para o bom funcionamento do sistema digestivo. Nesse sentido, quando os receptores CB1 são ativados, o trânsito intestinal ficaria mais lento, o que poderia ajudar em casos com diarreia.
Por outro lado, bloquear esses receptores pode ser útil quando há prisão de ventre. Além disso, o estudo sugere que o SEC pode ajudar a controlar a inflamação do intestino. A ativação dos receptores CB2 diminui a ação inflamatória do sistema imunológico.
Outro ponto importante é que os canabinoides também ajudariam a reduzir as dores abdominais sem causar os efeitos colaterais dos remédios convencionais para a dor.
Para os pesquisadores, as principais condições de saúde gastrointestinal que podem ser tratadas com medicamentos à base de Cannabis são:
Síndrome do intestino irritável
O que é: distúrbio no funcionamento do intestino associado ao estresse, inflamação e alterações na microbiota intestinal.
Como o SEC ajuda: reduz a inflamação, alivia dores e regula a motilidade intestinal, reduzindo a diarreia.
Doença hepática gordurosa não alcoólica
O que é: acúmulo de gordura no fígado sem relação com álcool, geralmente associada à obesidade.
Como o SEC ajuda: a ativação do CB2 pode diminuir a inflamação do fígado; bloquear o CB1 pode diminuir o acúmulo de gordura.
Câncer colorretal
O que é: tumor maligno que se forma no cólon ou no reto, causado por fatores genéticos, dieta pobre em fibras ou inflamação crônica (como na doença de Crohn).
Como o SEC ajuda: em testes com células, THC e CBD induziram a morte de células tumorais e reduziram as metástases.
O futuro do tratamento de condições gastrointestinais
Alguns estudos incluídos na análise também mostram que os medicamentos à base de Cannabis podem aliviar sintomas relacionados ao trato gastrointestinal, como náuseas, vômitos e dores abdominais. No entanto, ainda são necessários mais testes em humanos para confirmar a eficácia e a segurança desses tratamentos.
No estudo, os pesquisadores destacaram como a inclusão de medicamentos à base de Cannabis pode beneficiar os pacientes diagnosticados com distúrbios digestivos.
“Em conclusão, essas descobertas sugerem que o sistema endocanabinoide oferece uma abordagem versátil para modular os aspectos fisiológicos gastrointestinais e tratar condições como obesidade e suas complicações, síndrome do intestino irritável e câncer colorretal.
Pesquisas futuras devem refinar as terapias direcionadas ao sistema endocanabinoide para maximizar sua eficácia e minimizar os efeitos adversos, abrindo novas oportunidades para tratamentos inovadores de distúrbios metabólicos, inflamação e câncer.”
Como iniciar um tratamento com medicamentos à base de Cannabis
No Brasil, o uso medicinal dos compostos da Cannabis é legal e regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão exige que os pacientes comprem os medicamentos apresentando uma receita médica emitida por profissional da saúde devidamente habilitado. Portanto, para experimentar os benefícios dos canabinoides, é fundamental passar por uma consulta.
Acessando a nossa plataforma de agendamento, você pode marcar uma consulta com um entre centenas de especialistas, todos preparados para avaliar sua condição e, se apropriado, recomendar algum medicamento à base de Cannabis.
Então, dê esse passo pela sua saúde: marque uma consulta!