O primeiro Simpósio de Endocanabinologia Pediátrica acontece no próximo sábado, dia 23 de março, de maneira virtual e presencial, a partir das 9h.
Intitulado “Mergulhe nos usos da Cannabis Medicinal dedicados ao Sistema Endocanabinoide Infantil”, a iniciativa será um evento científico que contará com palestrantes que estão alinhados com o que há de mais atual na literatura acadêmica sobre Cannabis medicinal.
Para Dr. Flavio Geraldes, Presidente da Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide (APMC) o local do evento é um destaque, já que se realiza no Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC Paulista, em Santo André/SP. “Nós contamos com a presença de muitos alunos e residentes. É também a força jovem desbravando o sistema endocanabinoide, o que é muito interessante”, avalia.
Série de simpósio trará conhecimentos sobre Cannabis na odontologia, geriatria e também no tratamento da dor
Porém, este simpósio não será único. Pois em 2024 acontecerá uma série destes encontros para explorar, com foco na ciência, os benefícios da Cannabis em diferentes áreas como odontologia, geriatria e dor.
“Tivemos a ideia de abordar áreas específicas durante nossos simpósios e este trataremos sobre a pediatria. Depois vamos teremos o de odontologia, geriatria e também dor. Este objetivo do primeiro Simpósio é estudar o sistema endocanabinoide na infância. Teremos profissionais que trarão explicações clínicas, experiências e estudos atuais. E claro, teremos espaço de debate”, apontou Dr. Flavio.
Simpósio de Endocanabinologia Pediátrica: existe segurança no uso de fitocanabinoides por crianças?
Além disso, o pediatra observa que a segurança no uso de produtos à base de Cannabis por crianças ainda é um tabu que necessita de estudos contemporâneos e apoiados na ciência para a evolução de tratamentos pediátricos com fitocanabinoides.
“Ainda há muitas dúvidas de eficácia, segurança e vamos abordar estas questões. A recomendação da OMS é que há segurança no uso de fitocanabinoides por crianças após os dois anos, mas a questão realmente é o THC. E estudos estão mostrando que a partir dos cinco anos já é uma utilização segura. Principalmente para questões do Transtorno do Espectro Autista”.
Saiba mais sobre segurança no uso de fitocanabinoides por crianças aqui.
Por fim, este encontro é projetado para ser uma plataforma de intercâmbio intelectual, reunindo especialistas de renome e participantes engajados em explorar as profundezas da endocanabinologia pediátrica. Nosso objetivo é fornecer uma perspectiva abrangente e atualizada sobre os avanços científicos, desafios e aplicações clínicas neste campo em rápido desenvolvimento.
Veja a programação
- 9h: Cerimônia de Abertura pelo Dr. Flavio Geraldes Alves, Presidente da APMC, marcando o início de um dia repleto de insights valiosos.
- 9h10 – 10h: Lauro Pontes discutirá “A Influência do Sistema Endocanabinoide no Desenvolvimento Neuropsicológico Infantil”, uma sessão imperdível que iluminará aspectos cruciais do desenvolvimento cerebral.
- 10h00 – 10h50 Dr. Rubens Wajnsztejn apresentará “Evidências no Uso de Fitocanabinoides no TDAH e Comorbidades”, uma análise aprofundada das últimas pesquisas e descobertas.
- 10h50 – 11h20: Um interlúdio para networking e reflexão durante nosso Coffee Break.
- 11h20 – 12h20 – Dr. Vinicius Barbosa abordará “Transtorno do Espectro Autista e Sistema Endocanabinoide: Origens, Evidências e Prática Clínica”, compartilhando insights valiosos sobre terapêuticas inovadoras.
- 12h20 – 13h – Mesa Redonda com os Palestrantes, moderada pelo Dr. Flavio Geraldes Alves, uma oportunidade para esclarecimentos diretos e troca de conhecimentos.
Simpósio de Endocanabinologia Pediátrica
- Data: 23 de Março de 2024
- Local: Campus do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, na cidade de Santo André – SP, no Auditório Davi Uip, com um ambiente especialmente preparado para acolher 280 participantes em um cenário ideal para aprendizado e interação.
-Inscrições para acompanhar o Simpósio de maneira virtual aqui. E presencial aqui.-Inscrições para acompanhar o Simpósio de maneira virtual aqui. E presencial aqui.