A Sociedade Brasileira do Estudo da Dor (SBED) anuncia seu primeiro Simpósio sobre Canabinoides que será voltado para médicos com foco na aplicação da Cannabis medicinal no tratamento da dor.
O encontro, inédito na SBED, reflete o crescimento do interesse pela Medicina Cannabinoide e visa capacitar profissionais para o uso responsável dessa abordagem no Brasil.
Conversamos com a médica Mariana Palladini, coordenadora científica do comitê de Cannabinoides da SBED, que destacou a importância do evento como um espaço de aprendizado e atualização médica.
“A SBED tem como premissa oferecer conteúdos científicos de qualidade aos seus associados. Nesse sentido, com o aumento do interesse pela medicina Cannabinoide, decidimos organizar o primeiro Simpósio sobre o tema. Nosso objetivo é capacitar os médicos de maneira adequada sobre esse novo campo terapêutico”, explica.
Ainda de acordo com a médica, o simpósio foi estruturado para abordar diversos temas. Entre eles estão: Sistema Endocanabinoide, os mecanismos de ação da Cannabis Sativa e os aspectos legais e históricos da planta no Brasil. Para a organização, essa estrutura proporcionará uma visão abrangente sobre o tema aos profissionais presentes.
Dra Mariana destaca também que o evento foi idealizado para capacitar os médicos a compreenderem o Sistema Endocanabinoide e o uso medicinal da Cannabis Sativa, promovendo uma prática clínica mais segura para médicos e pacientes.
“Nosso objetivo é fornecer o conhecimento necessário para que os médicos utilizem a Cannabis de forma fundamentada, garantindo segurança e confiança no tratamento”, afirma Palladini.
O papel da Cannabis medicinal no tratamento da dor
O programa foi cuidadosamente elaborado para explorar os diferentes tipos de dor: nociplástica, neuropática e nociceptiva. “Com isso, conseguiremos explicar aos médicos da plateia quando, como e quem devemos, de fato, medicar com Cannabis medicinal”, comenta Palladini.
Segundo a organização, todo o conteúdo será conduzido por palestrantes com profundo conhecimento prático e teórico. Para, assim, garantir uma imersão abrangente sobre as diferentes facetas do tratamento com Cannabinoides.
“Sabemos que a Cannabis medicinal é uma estratégia que, apesar de existir há milhares de anos, é relativamente nova no Brasil como parte do arsenal terapêutico”, reflete a médica. Destacando também a procura constante dos especialistas em dor por novas ferramentas de tratamento. “O simpósio abordará temas cruciais para o uso seguro da Cannabis, como dosagens e interações medicamentosas.”, acrescenta.
Com o objetivo de apresentar novas estratégias e moléculas terapêuticas, a SBED vê esse simpósio como uma oportunidade para os especialistas em dor no país. “Para a SBED, o objetivo é trazer para o nosso público novas estratégias e moléculas que possam compor esse arsenal” finaliza.
Inscrição especial: 30% de desconto com o Cupom SBED30OFF!
O cronograma será intenso e, além disso, o dia promete muitas trocas e aprendizado, promovendo, assim, o avanço da prática clínica no campo da dor e do uso medicinal da Cannabis. Com a presença de especialistas renomados e uma programação focada na educação científica, o simpósio, portanto, anuncia um marco para a SBED e para a comunidade médica interessada em expandir seus conhecimentos na área dos Cannabinoides.
Aproveite essa oportunidade única e garanta sua inscrição com um cupom de desconto de 30%: SBED30OFF!
Informações sobre o I Simpósio de Cannabinoides da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor (SBED)
Quando?
16/11 – às 08h30
Onde?
Hotel Laghetto Stilo São Paulo – Rua Coronel Oscar Porto, 836 – Paraíso, São Paulo/SP