Hoje em dia vivemos uma crise climática, impulsionada principalmente pela emissão excessiva de gases de efeito estufa na atmosfera. Por isso, eventos climáticos extremos, como ondas de calor, tempestades e ciclones estão se tornando cada vez mais frequentes e intensos.
O Brasil também é afetado pela crise climática e já podemos perceber um número maior nos casos de eventos climáticos extremos. Um desses eventos, um ciclone extratropical, atingiu o estado de Santa Catarina e causou graves prejuízos à associação de pacientes Santa Cannabis.
Julho de 2023, que foi o mês mais quente já registrado na História, deveria ficar marcado para a Santa Cannabis como o mês em que eles iniciaram o cultivo da planta com autorização da justiça. No entanto, foi um mês marcante por conta da tragédia que destruiu completamente 3 estufas destinadas ao cultivo de medicamento para milhares de pessoas.
Ajude a Santa Cannabis
Com o objetivo de reparar os danos causados pelo ciclone, a Santa Cannabis lançou a campanha Santa Ajuda. É uma campanha para arrecadação de recursos para reestruturar o cultivo da associação. Eles pretendem arrecadar 150 mil reais com a campanha e esse valor seria suficiente para construir uma nova estufa para as plantas.
Você pode contribuir com a Santa Cannabis acessando aqui o link da campanha na plataforma Vakinha. Uma outra forma de contribuir é fazendo um Pix utilizando a chave 3892098@vakinha.com.br.
No total, a Santa Cannabis já arrecadou cerca de 10% do valor total da campanha. Ajude quem precisa!
O trabalho da associação
A Santa Cannabis foi a primeira associação de pacientes a receber da justiça a autorização para cultivar a planta com fins medicinais na região sul do país. Atualmente, o número de associados chega a quase 4 mil famílias da região de Santa Catarina. Além de fornecer a medicação, a associação também trabalha em outros temas importantes para os seus associados. Ela oferece acolhimento para os pacientes, assessoria jurídica e curso de cultivo e extração.
Outro aspecto da associação é sua contribuição com pesquisas científicas. Um exemplo é um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sobre dor crônica e o uso medicinal da Cannabis, que tem a colaboração tanto da Santa Cannabis quanto de outras associações similares de outros estados do Brasil.
Desde fevereiro de 2023, quando a Santa Cannabis recebeu a autorização da Justiça, ela produziu uma série de vídeos mostrando os bastidores do cultivo legalizado. Você pode acompanhar essa jornada de jardinagem e batalha por saúde na página do Instagram da Santa Cannabis e também da Radio Hemp.
Cannabis e sustentabilidade
Como mencionamos anteriormente, o ciclone e outros eventos climáticos extremos são consequência da ação humana no planeta. A tendência é que essa situação se agrave com o passar dos anos e comece a impactar a vida de cada vez mais pessoas. Portanto, para mudar esse cenário, é necessária uma mudança de postura em direção a um mundo com mais sustentabilidade. E a Cannabis tem o potencial de ser parte importante em um mundo mais sustentável.
A Cannabis é um vegetal extremamente versátil e além do uso medicinal da planta, também temos outros usos com ela. Pensando na sustentabilidade, o uso industrial da Cannabis, principalmente da variedade conhecida como cânhamo, pode reduzir o impacto que as nossas atividades têm na natureza. Com o cânhamo podemos produzir plástico biodegradável, material de construção e fibras para a indústria têxtil, tudo isso consumindo menos água e capturando mais carbono da atmosfera. Um futuro sustentável provavelmente passa pela inclusão das plantas do gênero Cannabis na produção agrícola mundial.
Você pode ter acesso a tratamentos para a saúde com a Cannabis de forma legal e segura. Para isso, basta obter uma recomendação médica de um profissional da saúde devidamente habilitado. Acessando a nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um dos nossos mais de 250 médicos e dentistas. Selecionamos profissionais com experiência na prescrição de canabinoides para que eles possam avaliar bem o seu caso e indicar a melhor terapia.