O ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano (“cerca de um dia”), é o mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite.
A partir dele, nossos processos fisiológicos são comandados para que nosso corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo, ficar com sono, e assim por diante.
Na verdade, muitos tecidos e células em todo o corpo operam em torno deste relógio biológico, que altera a forma como eles metabolizam a glicose, aminoácidos, gorduras e outros nutrientes dependendo doa hora do dia. Além disso, a maioria das células do corpo respondem a vários sinais hormonais e ambientais de acordo com o horário deste ciclo. Por outro lado, estímulos ambientais (luz, ingestão de alimentos, hábitos de sono, etc) podem alterar o biorritmo do corpo. Portanto, é uma via de mão dupla onde o ritmo do relógio biológico altera todo metabolismo e fisiologia, e os fatores ambientais exercem influência no nosso relógio biológico.
Cada vez mais os estudos demostram que a desregulação dos ritmos circadianos, como ocorre na sociedade humana moderna, contribui para as doenças. Um exemplo disto é a privação do sono, com consequente aumento do apetite e desejo por alimentos ricos em energia e ganho de peso.
Diante disto, não é surpresa que as pessoas que não dormem o suficiente ganhem mais gordura corporal, tenham mais dificuldade em perder peso e controlar seus níveis de açúcar no sangue. O Sistema Endocanabinoide parece ser um elo fundamental entre o relógio biológico e as respostas do organismo, mostrando relação bidirecional entre a sinalização do sistema endocanabinóide e o ritmo circadiano orgânico.
Os achados demonstram que a atividade do Sistema Endocanabinoide é profundamente modulada pela ritmicidade circadiana e sugere que seu impacto na regulação da ingestão de alimentos é suprimido durante o sono e é máximo no período da manhã até o meio da tarde.
Da mesma forma, os efeitos metabólicos do Sistema Endocanabinoide, incluindo a modulação da ação da insulina no fígado, músculo e tecido adiposo, provavelmente dependem fortemente da hora do dia Estudo publicado na revista Sleep em 2016 sugere que uma má noite de sono leva a um aumento na concentração dos nossos endocanabinóides, em horários diferentes dos normais no ciclo circadiano.
Isto faz com que o indivíduo coma mais e com menor qualidade em horários de metabolismo mais baixo. Além disso, ocorrem também alterações em outros hormônios ligados ao apetite e ao equilíbrio energético, gerando uma combinação perfeita para o ganho de peso e aumento da circunferência abdominal, fator de risco importante para doenças cardiovasculares.
Além da correção dos hábitos da sociedade moderna que pioram nosso ritmo circadiano, os fitocanabinóides, substâncias presentes na planta Cannabis, apresentam imenso potencial para regular os desequilíbrios no ritmo circadiano e no sono.
Evidências sugerem que os canabinóides usados no momento certo e na concentração e composição apropriada, podem ser de grande benefício para induzir e corrigir a arquitetura do sono, possivelmente devido aos seus efeitos modulatórios nos relógios biológicos, contribuindo assim significativamente para a manutenção da saúde, bem-estar e produtividade do indivíduo.
Com sua função básica de manter o equilíbrio orgânico através da interação com os nossos receptores canabinóides, os fitocanabinóides modulam a atividade do centro cerebral responsável pela manutenção do ritmo circadiano, bem como de outros relógios circadianos do organismo, contribuindo para a saúde e bem-estar geral.
A utilização da Cannabis Medicinal, em especial do Canabidiol (CBD), ajuda na perda de peso e na restauração do equilíbrio do orgânico (homeostase), abrindo caminho para regularizar nosso ritmo circadiano biológico e melhorar a saúde, o bem estar e a qualidade de vida.
Referências:
Hanlon EC, Tasali E, Leproult R, Stuhr KL, Doncheck E, de Wit H, Hillard CJ, Van Cauter E. Circadian rhythm of circulating levels of the endocannabinoid 2-arachidonoylglycerol. J Clin Endocrinol Metab. 2015 Jan;100(1):220-6.
Hanlon EC, Tasali E, Leproult R, Stuhr KL, Doncheck E, de Wit H, Hillard CJ, Van Cauter E. Sleep Restriction Enhances the Daily Rhythm of Circulating Levels of Endocannabinoid 2-Arachidonoylglycerol. Sleep. 2016 Mar 1;39(3):653-64.