A cada dia que passa os cientistas identificam novas propriedades da planta Cannabis que nos surpreendem. A planta já transforma hoje a Medicina e a Odontologia, mas ela pode apontar caminhos para um futuro mais sustentável.
Pesquisadores argentinos estão explorando a possibilidade de utilizar os resíduos de cultivos de Cannabis em baterias, mais precisamente em materiais de eletrodos para supercapacitores. A utilização de caules e folhas, que seriam descartados, pode revolucionar o campo de armazenamento de energia e torná-lo mais sustentável.
Cannabis, biocarvão, supercapacitores e baterias
A pesquisa Medicinal cannabis industry waste for energy storage in symmetric solid-state supercapacitors foi publicada no periódico científico Journal of Energy Storage. De acordo com o artigo, os cientistas propõem um beneficiamento dos resíduos da Cannabis com altas temperaturas e ativação química para criar um biocarvão ativado com propriedades ideais para eletrodos de supercapacitores.
O biocarvão feito a partir dos resíduos da Cannabis substituiriam componentes de carvão mineral ou grafeno de alguns tipos de bateria, tornando-as também mais baratas. A planta se destaca não apenas pela alternativa energética, mas também pelo potencial dela como uma matéria-prima sustentável. Com uma pegada de carbono relativamente baixa e requisitos agrícolas também baixos, a planta possui uma eficiência que a coloca como material quase essencial para um mundo que se compromete a mitigar as mudanças climáticas.
O artigo também apontou que a bateria com supercapacitores com resíduos de Cannabis teve desempenho no mesmo nível de baterias encontradas no mercado.
“Este trabalho propõe valorizar os resíduos (caules e folhas) da indústria de Cannabis medicinal por meio da produção e avaliação de carvões ativados como materiais de eletrodos para armazenamento de energia. Foi desenvolvido um supercapacitor simétrico usando carvões ativados provenientes dos resíduos da indústria de cannabis medicinal como material ativo. Os resultados obtidos são comparáveis aos supercapacitores desenvolvidos comercialmente e têm a vantagem de serem mais ambientalmente amigáveis, não apenas devido ao seu material de eletrodo, mas também devido ao eletrólito utilizado.”
Cannabis para um mundo mais sustentável
Se nós temos um aliado para um mundo mais sustentável, esse aliado é a Cannabis. Os benefícios ambientais dessa cultura em relação a outras matérias-primas é bastante superior, além da sua versatilidade.
Podemos reduzir o uso de plástico derivado do petróleo se adotarmos o bioplástico de cânhamo. Além de biodegradável, é mais resistente.
A fibra do cânhamo também pode garantir sustentabilidade na indústria da moda. Nesse sentido, as roupas com tecido à base da fibra da Cannabis são antialérgicas, antifúngicas, bactericidas e cerca de quatro vezes mais duráveis que as feitas com algodão.
A planta não para de nos surpreender e pode até mesmo dar origem a uma alternativa ao plasma sanguíneo.
Acesso ao uso medicinal da Cannabis
O acesso a produtos com Cannabis para uso medicinal é possível aqui no Brasil mediante a recomendação de um profissional da saúde. Portanto, se você deseja incluir a planta em algum tratamento, acesse a nossa plataforma de agendamentos. Lá é possível marcar uma consulta com um médico ou dentista que está preparado para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!