Por mais de uma década, a fisioterapeuta Waleska Ávila Silva, 44 anos, aprendeu a conviver com crises intensas de dor. Primeiro como paciente, diagnosticada com fibromialgia. Depois como profissional, fruto do estudo da condição que a envolvia.
Começou quando tinha por volta de 30 anos de idade. Dores intensas que invadiam todo seu corpo, principalmente nas costas e na cabeça, configurando uma enxaqueca crônica.
“É uma dor que praticamente me inutilizava. Quando eu tinha essas crises, precisava parar de fazer tudo, deitar e dar um tempo. Às vezes, eram dois ou três dias para que eu conseguisse retomar a minha vida normalmente.”
Tratamento sem diagnóstico
Começou uma busca por médicos de diversas especialidades em busca de algo que lhe ajudasse. “Fui no neurologista, no reumatologista, fiz vários exames e não aparecia nada no diagnóstico.”
“Me prescreveram muitas medicações que acabavam piorando, pois amenizava um pouco a dor, que não desaparecia, e ainda sofria com muitos efeitos colaterais.”
Sem solução, só lhe restava seguir. “Prejudicava muito a minha vida. Sempre fiz tudo o que precisava. Trabalhava fora, cuidava da minha filha, da casa, entretanto era sempre tudo com muita dificuldade.”
Paciente fisioterapeuta
Gaúcha de Porto Alegre (RS), se mudou para São Paulo em 2009, onde marcou uma consulta com um quiropraxista que deu um início à mudança de sua trajetória. “Aquilo me aliviou a dor. Ela voltava, lógico, mas isso me fez querer estudar a respeito da dor e fiz a faculdade de fisioterapia.”
Graduada, seguiu para uma pós-graduação em acupuntura com o objetivo de se aprofundar nos processos da dor. Ainda assim, a essa altura, nenhum especialista havia chegado ao diagnóstico de fibromialgia. “Tratei com o psiquiatra, que dia que era depressão. Tenho hipotireoidismo também e ajuda a mascarar, pois tem sintomas semelhantes à depressão.”
Foi somente em 2019, perto de completar 40 anos, que, em consulta com o reumatologista Thiago Bitar, chegou ao diagnóstico de fibromialgia. “Primeiro, ele me receitou as mesmas medicações de praxe.Eu tomava, mas o efeito colateral era muito forte.”
“Eu falei que me prejudicava muito. Embora amenizasse a dor, a qualidade de vida não tinha essa melhora esperada. Foi então que ele perguntou se eu topava experimentar o uso da Cannabis medicinal.”
A Cannabis no tratamento da fibromialgia
“Eu tinha aquela ideia restrita que muita gente ainda tem a respeito da Cannabis. Um medo de ficar chapada, ficar doidão. Eu topei porque eu confiava muito nesse médico e acreditei que poderia ser uma boa alternativa.”
“Foi muito sutil. Comecei a dormir melhor e as coisas começaram a fluir melhor no meu dia-a-dia. Um dia acordei, e estava bem. Não estava sentindo dores com frequência e isso foi se somando com o tempo.”
“Dou graças por ter topado. Isso mudou a minha vida. Consegui recuperar minha qualidade de vida, reduzi drasticamente as medicações alopáticas e não tive efeitos colaterais.”
“Com o tratamento da Cannabis, a fibromialgia ficou sob controle. Não é que eu não a sinta, mas eu consigo manejar muito melhor. Nunca mais tive crises de dor como as que eu tinha antes de usar a Cannabis medicinal”
“A fibromialgia não me impede mais de fazer todas as coisas da minha vida. Meu sono melhorou muito, que era uma das dificuldades que eu tinha. Hoje em dia, eu trabalho, consigo fazer atividade física, e continuo estudando a respeito da dor e sobre a Cannabis.”
Conselho da fisioterapeuta
A fisioterapeuta se tornou prescritora de Cannabis medicinal. “Eu poderia ter começado esse tratamento antes, se não fosse meu desconhecimento a respeito. Então, para quem tem indicação, eu digo para que comece o quanto antes.”
“Que procurem pessoas que possam orientá-las. Com esse tratamento, eu consegui retomar minha qualidade de vida e fazer coisas que eu poderia ter feito antes se tivesse começado o tratamento.”
Agende sua consulta
Acesse a plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde para marcar uma consulta com um médico prescritor de Cannabis medicinal.
São mais de 250 profissionais da saúde, entre dentistas e médicos, com diversas especialidades.
Acesse agora e encontre aquele que melhor atende melhor às suas necessidades.