O servidor público do Tribunal de Justiça Valcir Mailho nunca se deu conta que seu intestino não funcionava muito bem. A prisão de ventre que sucedia qualquer situação de estresse o acompanhava há tanto tempo que, já perto dos 50 anos de idade, era considerada normal.
Quando, em 2020, teve que ser submetido à uma cirurgia para a remoção da vesícula biliar, porém, a situação se inverteu. “Eu comecei a ter emergência de evacuação no meu dia de trabalho. Meu trabalho é estressante e sempre que tinha problemas, tinha cólicas e emergência evacuatória. Coisas bem desagradáveis.”
Logo, via sua qualidade de vida deteriorar. “Foi piorando e, quando eu percebi, já não podia mais sair para um restaurante. No trabalho, as emergências eram tão constantes que tinha dia de eu ir quatro cinco vezes ao banheiro. Eu notei que era só me estressar que dava ansiedade e, duas horas depois, começava tudo.”
Um tratamento para a síndrome do intestino irritável
Buscou por um especialista e foi diagnosticado com síndrome do intestino irritável. “Eu procurei vários médicos, tomei todos os medicamentos possíveis e imagináveis. O problema persistia e dava efeito colateral. Tinha problema hepático devido aos remédios, e as dores aumentavam, o refluxo aumentava. Tinha muito refluxo.”
Até que um amigo perguntou se ele já havia pensado no tratamento com Cannabis medicinal. “À princípio, eu tive um certo preconceito. Achei que deveria mais a medicina convencional, mas depois eu acabei avaliando que já tinha ido para tudo quanto é tipo de médico, e os medicamentos eram basicamente os mesmos.”
“É o receio do desconhecido, né? Depois comecei a ver muitos artigos acadêmicos e ver que existe uma base científica para isso. Que não era um mero experimento, entendeu?”
A Cannabis na síndrome do intestino irritável
Decidiu que buscaria um médico prescritor de Cannabis medicinal e encontrou o clínico geral Vinicius Mesquita. “Com 30 dias de uso, eu já senti uma melhora de 90% do meu sintoma de síndrome do intestino irritável.”
Mirou na síndrome do intestino irritável, mas acertou em diversos outros pontos essenciais para sua saúde e bem-estar. “Junto eu também descobri que fazia uns dez anos que eu não dormia como deveria. Comecei a acordar com uma sensação de plenitude, descansado. Fiquei menos ansioso com o trabalho e as coisas melhoraram consideravelmente.”
“Consideravelmente mesmo”, frisa. “Em um processo que eu venho notando que a cada dia evolui mais. Dores, eu não sinto mais. Tinha muitos gases, má digestão, problema de refluxo, e não tenho mais. Foi uma coisa inacreditável. Com o CBD, minha qualidade de vida melhorou muito e tenho uma vida normal, sem sintoma nenhum.”
“Eu já tomei outros remédios, ansiolíticos, que me deixavam com um grande problema de efeito colateral. Ficava com uma moleza e o CBD não me deixa assim.”
Por todos esses motivos, Valcir se tornou um defensor da Cannabis medicinal. “As pessoas devem se abrir sempre para uma possibilidade. Ainda faltam muitos estudos sobre a Cannabis, mas ela é realidade para muitas coisas. Eu indico para as pessoas procurarem um médico prescritor para ver se a doença se enquadra no perfil da prescrição.”
Agende sua consulta
Siga o conselho de Valcir e marque uma consulta com um médico prescritor agora mesmo.
Pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra o contato de mais de 200 médicos e dentistas com experiência na prescrição e acompanhamento do tratamento canabinoide.