A ortopedia já virou tradição na família Risola. Ainda pequeno, o caçula Tiago, ao lado de seu irmão Clayton, assistiam os vídeos das cirurgias ortopédicas realizadas por seu pai, Claiton. “Como não tinha sangue, ele deixava a gente ver, e acabou que fomos pegando gosto.”
Tiago Risola ainda se formou em biomedicina e atuou por dois anos na área até decidir que seguiria na profissão de seu pai. “Para mim é um orgulho. Meu irmão, três anos mais velho, também é ortopedista e trabalhamos os três juntos na mesma clínica. É uma coisa bem familiar.”
Tiago se especializou em coluna e cirurgia minimamente invasiva. “Após isso, comecei a ter muita procura de pacientes com dor crônica, e fui estudar dor no Einstein e depois na USP.”
A Cannabis pelos pacientes da ortopedia
Mesmo com toda especialização, até então, Tiago só havia escutado falar sobre as propriedades terapêuticas da Cannabis de forma superficial em algumas aulas da formação no tratamento da dor. Até que seus pacientes começaram a questioná-lo sobre os fitocanabinoides.
Para dar uma resposta satisfatória, foi estudar. “Fiz cursos e comecei a conversar com outro colega, Caio Rondon, que já trabalhava com dor. Fui ao consultório dele acompanhar as consultas relacionadas ao canabidiol. Eram casos que já eram acompanhados por vários médicos e nada resolvia, e o canabidiol tirou a dor com a mão.”
“Fiquei maravilhado. Eu estudei medicina porque quero o bem-estar dos meus pacientes. Ter um tratamento natural com o qual consigo resolver o problema do paciente, o que mais eu quero? Foi o que me levou a ir mais fundo no canabidiol.”
Há cerca de quatro anos, Tiago Risola prescreve Cannabis aos seus pacientes. “Está sendo uma experiência maravilhosa. Já tenho vários tipos de pacientes. Trato endometriose, Parkinson, ansiedade, insônia.”
Ortopedia familiar
Além dos casos ortopédicos. “Tem uma experiência muito próxima. A minha sogra teve uma fratura de coluna no ano passado e começou a passar muito mal com as medicações que eu mesmo passei para a dor dela.”
“Ela era meio avessa ao canabidiol. Era óleo de maconha. Só que eu comecei com o tratamento e, com uma semana, ela ficou 100% sem dor. Eu não sabia que eu conseguiria tratar uma fratura com canabidiol, então foi maravilhoso.”
“Na minha especialidade, eu uso muito opioide. Morfina, Tramal, muito remédio forte que o paciente tem reações adversas. Tontura, muito sono, vômito. Com o canabidiol, o pior que tive foi três dias de diarreia e outro com dois dias de cefaléia. Nada além disso.”
“É o que me leva a ser mais destemido no uso do canabidiol. É um tratamento muito bom. Ainda tem alguns empecilhos em relação aos valores, mas quando os pacientes veem que a terapia tem resposta, acabam aderindo.”
“A qualidade de vida de antes”
Tiago Risola destaca o potencial de atuação da Cannabis em diversos aspectos da saúde. “Todo paciente com dor tem um quadro de ansiedade e depressão associado. Dependendo do caso, com fibromialgia.”
“Na minha experiência, em poucos dias de tratamento com Cannabis, já tem uma melhora da ansiedade e depressão. o paciente que não dorme por causa da dor, acaba dormindo melhor. Assim, o paciente volta a ter a qualidade de vida que ele tinha antes do problema.”
Apesar dos resultados evidentes na melhora do bem-estar de seus pacientes, Tiago acredita que a Cannabis ainda tem um longo caminho a percorrer. “Tem gente que olha torto. Tem muito colega que eu tento explicar e não entende. Fecha os olhos e só quer enxergar aquilo que aprende na medicina. Na faculdade não ensinam e ele acha que é certo só aquilo que ele aprendeu.”
Até seus familiares e colegas de clínica questionam a eficácia do tratamento, mas Tiago não tem dúvidas. “Desde que conheci a Cannabis, minha relação médico paciente mudou. A nível de contato com o paciente e na melhora do quadro deles.”
“Tenho paciente que tomava 27 comprimidos diferentes e, com 30 dias de tratamento, reduziu para 12. A gente tá reduzindo ainda mais. Então, eu vejo a Cannabis como um futuro muito bom. Ela fez mudar minha visão e mente em relação ao tratamento de dor.”
Agende sua consulta
Pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde é possível marcar uma consulta com o especialista em ortopedia e dor Tiago Risola.
Tiago Risola também é médico do Núcleo de Desenvolvimento em Medicina Canabinoide e Integrativa (NDMCI). Um grupo de médicos de diversas especialidades voltado para o estudo, pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento das práticas clínicas de Cannabis medicinal e Medicina Integrativa.
Você também pode clicar aqui para buscar entre os mais de 200 profissionais da saúde, entre médicos com diversas especialidades e dentistas, presentes na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde.