A busca por alternativas aos tratamentos tradicionais tem levado muitos pacientes a explorar o uso medicinal da Cannabis, especialmente para condições como ansiedade e insônia. O psicólogo, Vinícius Almeida De Lima, já tinha isso muito claro em mente, quando optou por essa terapêutica. Entretanto, suas expectativas, que já eram altas, foram superadas.
Vinícius iniciou seu tratamento devido a uma ansiedade persistente, que se manifestava em diversos sintomas significativos. Entre eles, uma insônia persistente.
“Minha dificuldade com o sono era algo constante e impedia que eu realizasse minhas atividades de uma forma mais significativa e prazerosa”, relata.
Além disso, ele enfrentava sintomas incapacitantes, que afetavam suas atividades diárias e sua vida social, criando um ciclo de retroalimentação dos sintomas.
Optando por evitar medicações alopáticas, Vinícius decidiu explorar alternativas. “Sou formado em Psicologia e, justamente por isso, quis pensar em outras formas de tratamento. A Cannabis medicinal já vinha sendo estudada e seus efeitos positivos no tratamento da ansiedade e outras psicopatologias eram promissores”, explica. Com a orientação do Dr. Vinicius Pereira de Mesquita, ele decidiu experimentar a Cannabis medicinal.
Resultados expressivos no tratamento para ansiedade e insônia
Já logo de início, os resultados foram surpreendentes. “As minhas melhorias foram expressivas! Poder sair, socializar, conseguir resolver as minhas coisas. Isso passou a não ser mais uma barreira. Eu não tinha mais aquela arritmia sempre que encontrava alguém. Boca seca, sudorese nas mãos e no rosto também era algo comum. Além disso, a insônia, que era o principal problema, foi resolvida”, comemora.
Vinícius relata, ainda, que os sintomas diminuíram significativamente, melhorando não apenas sua saúde, mas também suas relações e sua motivação. E faz questão também de destacar a importância do acompanhamento médico no sucesso do tratamento. “Com relação ao acompanhamento, ele ocorre de forma semestral, para avaliar a prescrição, posologia e os avanços do tratamento”, explica. Essa orientação médica foi fundamental para que ele se sentisse seguro e confiante em sua escolha terapêutica.
O impacto positivo da Cannabis Medicinal na rotina como um todo
O impacto positivo do tratamento se refletiu em vários aspectos da vida, especialmente na qualidade do sono. Antes do tratamento, ele sofria de insônia severa, o que comprometia seu bem-estar e produtividade diários. Ao iniciar o uso do óleo de Cannabis, Vinícius experimentou uma transformação que ele só consegue descrever como “encantadora”.
“Quando eu comecei o tratamento, a forma como eu me senti, eu vou utilizar a expressão encantado, porque de fato não encontro outra para descrever. Eu passei uma noite inteira dormindo, algo que eu nem lembrava mais o que era. Hoje, durmo a noite inteira e a qualidade desse sono é bem melhor”, afirma.
Como resultado, suas relações melhoraram e o foco nas atividades do dia a dia também. “O pensamento acelerado, que antes me acompanhava deu uma boa trégua”, acrescenta.
Apesar dos estigmas que ainda cercam o uso da Cannabis medicinal, Vinícius acredita na importância de compartilhar informações científicas e relatos positivos para combater o preconceito. “O senso comum e informações superficiais e infundadas são uma grande armadilha. O primeiro passo é passar informação científica, contar os relatos sobre os efeitos positivos da Cannabis medicinal na vida das pessoas. Quanto mais informações claras e embasadas, menos preconceito sobre esse tema”, defende.
Vinícius conclui: “Enquanto paciente, espero que, ao longo do tempo, possamos ter um olhar cada vez mais claro e realista sobre essa terapêutica.” Sua história é um exemplo inspirador dos benefícios que a Cannabis medicinal pode oferecer. No entanto, é essencial que o tratamento seja acompanhado por profissionais qualificados. Para dar o primeiro passo nessa trajetória, você pode agendar uma consulta com um dos muitos especialistas em Cannabis medicinal disponíveis em nossa plataforma de agendamento.