Mesmo após 31 anos de medicina e especialização que vai da pneumologia à acupuntura, Luiz Paulo Neto Sarmento ainda se sente um residente. Sua contínua busca por conhecimentos que o ajudem a melhorar a qualidade de vida dos pacientes é um exemplo disso.
Formado na Faculdade de Medicina de Valença, no Rio de Janeiro, em 1991, se especializou em pneumologia no hospital Santa Casa e no hospital Beneficência Portuguesa, ambos em Ribeirão Preto.
Ainda passou um ano atuando em cirurgia geral no Hospital São Francisco, antes de se especializar em medicina do trabalho e começar a trabalhar junto aos trabalhadores das Usinas de Açúcar no nordeste do estado de São Paulo.
Início na acupuntura
“Por meio dos meus pacientes da pneumologia me solicitando ajuda para parar de fumar, conheci a acupuntura, a medicina chinesa e a hipnoterapia médica.”
Foi somente o início. Desde então, ampliou sua área de atuação, e passou a tratar casos de dor, atuando junto ao sistema público de saúde de Ribeirão Preto, onde também mantém seu consultório particular.
Sem nunca deixar de acumular terapias em seu arsenal com o objetivo de cuidar da saúde integral do paciente.
“Tenho uma formação em Florais de Bach, que utilizo com frequência no meu consultório. Plantas medicinais, laserterapia, orientação alimentar, estilo de vida e atividade física também fazem parte da minha conduta médica de rotina.”
Da acupuntura à Cannabis
Imerso nesse universo, foi questão de tempo até começar a se deparar com a Cannabis medicinal em livros de plantas medicinais e artigos.
“Com esta visão integrativa e complementar, ficou fácil o meu interesse em conhecer mais a fundo o fitoterápico Cannabis sativa. Abracei com vontade de aprender.”
“Me dispus então à capacitação médica em cursos, lives e a leitura de bons livros da área médica desde o início de 2020. Há 8 meses, prescrevo os produtos da Cannabis medicinal com segurança criteriosa na indicação e na escolha individualizada para cada paciente.”
Suas indicações mais frequentes de Cannabis medicinal são para fibromialgia, insônia, ansiedade, dores crônicas e disfunções dos órgãos.
“A Cannabis interage e compõe todos os sistemas do nosso corpo, fazendo com que os órgãos e sistemas funcionem adequadamente em harmonia, ajudando como analgésico, anti-inflamatório, estimulando as defesas do próprio corpo.”
“São muitas as ações dos canabinoides, e as pesquisam vão descobrindo tantas outras. Eles apresentam uma interação na funcionalidade do corpo humano. Potencializa a cura porque o sistema endocanabinoide é um sistema fisiológico que todos nós temos no nosso corpo.”
“Já a alopatia age ao contrário. Tem-se uma inflamação, toma-se um anti-inflamatório; uma febre, toma-se um antitérmico; está com dor, toma-se um analgésico; assim por diante.
Qualidade indiscutível
O médico destaca um caso que demonstra a diferença que a Cannabis medicinal pode fazer na vida do paciente.
“Teve um caso de Esclerose Múltipla que a melhorou muito nas dores e nos espasmos musculares. A paciente voltou a ter uma mastigação quase normal, articular melhor as palavras ao conversar com as pessoas e, com a melhora nas dores, melhorou sua autoestima e qualidade de vida. Voltou a alegria de viver.”
Sarmento acredita que a medicina ainda vai ter muitos avanços com a Cannabis. “por se tratar de uma planta, o tratamento é naturalmente mais harmônico, com pouquíssimos efeitos adversos.”
“Atualmente muitas pesquisas clínicas confirmam a eficácia da cannabis medicinal como tratamento em várias indicações clínicas. Vejo a Cannabis como uma fronteira muito positiva. A medicina nunca mais será a mesma. Por uma qualidade indiscutível aos pacientes.”
Ele defende que os médicos não podem parar de aprender. “Eu aconselho que tenham uma abertura mental. Nunca se deve parar de estudar e bloquear conhecimentos, pois, fazendo isso, estarão deixando passar uma grande oportunidade para os pacientes.”
“Vá atrás, leia, aprofunde, não se deixe levar por falácias. Deve haver um universo de possibilidades que ainda não conhecemos e a Cannabis é apenas uma delas. Pense grande.”
Agende sua consulta
Quem vive na região de Ribeirão Preto, pode clicar aqui para marcar uma consulta com o médico clínico geral especialista em acupuntura Luiz Paulo Neto Sarmento. O atendimento é presencial com preço acessível.
Se Ribeirão Preto está fora do seu caminho, pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra o contato de mais de 200 médicos prescritores em todas as regiões do País, além do atendimento por telemedicina.
Acesse agora e dê o primeiro passo em direção a uma melhor qualidade de vida.