Além de viver próxima a uma praia paradisíaca, a oportunidade da médica Izabel Rocha se mudar para a Canavieiras, no litoral da Bahia, serviu também para que pudesse desempenhar sua profissão como sempre quis.
“A saúde coletiva sempre me chamou bastante atenção. A grandeza de poder ter uma atuação junto à comunidade, acompanhar a vida das pessoas por muito tempo e gerar impactos positivos.”
Com o nascimento de seus dois primeiros filhos, esse objetivo se ampliou. “Fiquei um tempo bem imensa na maternidade e isso transforma muito a gente. Eu já estava questionando muito a alopatia pura.”
O transformador sistema endocanabinoide
Quando, no final de 2020, uma amiga chegou à Canavieiras para ministrar um curso de fitoterapia canabica, tudo passou a fazer sentido. “Uma ferramenta terapêutica incrível que cabe muito nessa clínica que a gente vê no dia a dia. A gente poder tratar de uma forma integral com algo natural, tão eficaz e embasado.”
A possibilidade de tratar doenças refratárias foi o que mais lhe chamou atenção. “Em coisas que dentro da medicina tradicional não existem recursos, é transformador o tratamento dentro do sistema endocanabinoide.”
“Por exemplo, na anorexia do câncer, podemos devolver à pessoa a vontade de comer, conseguir se alimentar, em um momento em que nada mais ajuda ela a sair daquele estado de sofrimento intenso. São patologias de difícil manejo e na alopatia a gente não tem todos os recursos e na Cannabis a gente tem.”
“O sistema endocanabinoide é um mundo muito grande de receptores, moléculas e ligantes que equilibram o nosso corpo. Uma maestria linda. Os compostos da planta vão se conectar nesse sistema e ajudar esse sistema em desequilíbrio a achar um caminho mais confortável para a pessoa.”
“O sistema endocanabinoide está no corpo todo”
Izabel Rocha conta que, devido ao funcionamento do sistema endocanabinoide, acaba atendendo um número grande de patologias.
“São muito diversas, pois o sistema endocanabinoide está no corpo todo. São muitos casos de dor, mas a gente tem uma clínica muito ampla. Tenho contato com patologias muito graves e que não são tão frequentes. Mas lido muito com ansiedade e insônia, que são muito comuns.”
Em busca da melhora da qualidade de vida de seus pacientes, Izabel comemora pequenas e grandes transformações.
“Tenho uma amiga com artrite reumatoide que estava há três anos sem conseguir pentear o cabelo ou caminhar na rua por conta das dores. Quando começou a tomar o óleo, teve uma melhora significativa da inflamação e ficou toda feliz que conseguiu fazer coisas simples.”
“Teve dois irmãos gêmeos com 12 anos e quadro grave de autismo. Com a Cannabis, o pai conseguiu levar eles à praia e estava todo feliz pois estava tomando sorvete com eles.”
“A Cannabis vem me encantando a cada melhora, cada resultado lindo, positivo. É muito emocionante trabalhar com a medicina canabinoide porque a gente entrega qualidade de vida.”
“É diferente de controlar um sintoma com medicamento que vai dar efeitos colaterais horríveis. Os efeitos colaterais da Cannabis são benefícios, como ao aumentar o apetite de quem não consegue comer.”
“Eu vejo que é uma medicina muito humana. Traz a gente para um lugar de realização no sentido de saber que seu trabalho está vindo da natureza e sendo tão positivo na vida das pessoas.”
Espalhar a semente
Para a médica, a maior dificuldade é conciliar o medicamento canabinoide com a realidade social de Canavieiras. “Eu chamei pra mim a responsabilidade de tentar ajudar de alguma forma.”
“Tem uma aplicação enorme, vai caber no contexto de muita gente, eu fico querendo falar para elas, mas sei que muitos não vão ter condições de acessar. No começo eu falava, mas eles me respondiam para cair na real. Mas a gente foi pensando em formas, começou a se organizar localmente, mobilizar a questão associativa. Começamos a organizar um caminho junto à comunidade.”
No entanto, não esconde as dificuldades. “Nosso município é bem pequenininho, com um contexto de vulnerabilidade social muito grande. Metade da população é beneficiário do Bolsa Família. A gente tem uma realidade que é bem difícil até no contexto até alimentar, de moradia, imagina para comprar um medicamento. É uma frustração enorme.”
Independente dos obstáculos, segue firme na busca de levar qualidade de vida a quem precisa. “É importante trazer a luz sobre esse conhecimento. Desmistificar a planta, porque é incrível.”
“Tem que estar com os olhos abertos e procurando ser sensível para ver as realidades que existem. Tem tantas pessoas que passam por tantas situações difíceis, então a gente vai espalhando as sementes dessa notícia boa de uma novidade antiga.”
Agende sua consulta
Você pode marcar uma consulta com a clínica geral Izabel Rocha agora mesmo. Basta clicar aqui e preencher um breve formulário.
Pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra mais de 200 médicos com diversas especialidades e dentistas com experiência na prescrição e tratamento com Cannabis medicinal.
Acesse agora, encontre o profissional que melhor pode te atender e agende sua consulta!