Aos 28 anos, Hélio Amprino compartilhou sua experiência prática com o tratamento de Cannabis medicinal, conduzido pelo médico Dr. Arthur Macedo Alvarez, trazendo à tona resultados tangíveis em sua batalha contra crises de pânico e ansiedade generalizada.
Inicialmente, o jovem professor de Ciências e Biologia, buscou tratamentos convencionais, o que incluía medicações com Escitalopram, Bupropiona e Rivotril, mas os efeitos colaterais eram bastante prejudiciais em seu dia a dia, especialmente na vida social.
“Eu me sentia apático e totalmente alheio ao que acontecia ao meu redor, e isso começou a me incomodar. Dentro do contexto de uma pessoa que sofre com ansiedade generalizada, isso me gerou mais problemas do que soluções”, conta.
Após aproximadamente um mês de tratamento com a Cannabis, Hélio notou uma mudança pragmática: “Não tive mais crises de pânico, e a qualidade do sono melhorou significativamente.”
Além disso, ele destaca que elaborou um esquema de anotações com suas percepções ao longo do tratamento.
“Minhas impressões têm sido incrivelmente positivas! Além da notável melhora na minha patologia, podemos dizer que ‘matei dois coelhos com uma cajadada só.’ Como um entusiasta da Cannabis medicinal, especialmente por estar realizando meu mestrado nesta área de tratamento de dor em modelos animais, eu já esperava alguns resultados, mas não imaginava que seriam tão significativos.”
Controle das crises de pânico e melhora na qualidade do sono
“Além da ansiedade e das crises de pânico, minha qualidade de sono era terrível. Dormia mal e, muitas vezes, sequer conseguia adormecer. Agora, experimento uma melhora exponencial. A qualidade do sono deu um salto significativo; anteriormente, mal conseguia dormir quatro horas por noite.”
Há cinco meses em tratamento, ele destacou uma melhora concreta em sua qualidade de vida. “Hoje, consigo gerenciar de forma mais eficaz os gatilhos que poderiam desencadear uma crise. Parece que algo está agora muito bem regulado em minha mente desde o início do tratamento.”
No acompanhamento trimestral com o Dr. Arthur Macedo Alvarez, o paciente passou pelo processo de desmame das medicações e agora utiliza exclusivamente o óleo fullspectro com 99% de CBD. E, além da qualidade de vida ter melhorado, sua disposição também é outra, e essa mudança ele atribui a dois fatores:
“Desde que comecei a usar o óleo diariamente, percebi não só uma melhora psicológica, mas também sinto um aumento considerável na minha disposição. A questão do sono era bastante complicada e, nesse sentido, a Cannabis medicinal tem me ajudado muito. E há outro ponto a ser destacado: agora consigo me envolver mais nas atividades físicas da minha rotina, aproveitando melhor todos os benefícios que isso traz.”
Um outro ponto que pra ele foi bastante curioso – e que ele faz questão de destacar -, é o fato de que com todos esses avanços do últimos meses ele passou a ter uma visão mais aprimorada sobre si mesmo, e atribui essa nova percepção também ao tratamento com a Cannabis.
Por conta da sua área de atuação que é em Biologia, Hélio se debruça constantemente no tema e, com base em suas pesquisas, o paciente entende que que essa substância atua como reguladora do sistema nervoso central e de diversos aspectos fisiológicos do organismo.
“A sensação que tenho é que desenvolvi uma percepção mais aguçada de mim mesmo. Há um aspecto que consigo notar agora, que eu não enxergava antes: um tipo de gatilho relacionado a estímulos visuais e sonoros intensos. Por exemplo, em festas com volume alto, eu costumava experimentar crises de ansiedade, mas não era capaz de identificar a origem desse desconforto. Embora não fosse constante, era recorrente, e atribuo esse entendimento também ao tratamento com Cannabis.
Leia também:
Cannabis no tratamento de problemas neurológicos: guia completo
Como professor, ao falar sobre o estigma associado ao uso de cannabis, Hélio defende uma maior divulgação científica e educação. “Estamos falando de um país que está abrindo portas muito recentemente. A base de tudo é informação É um trabalho de conscientização, de educação, de mostrar os resultados.”
Agende sua consulta!
Se deseja incorporar a Cannabis em seu tratamento, em nossa plataforma é possível agendar uma consulta com um dos mais de 250 médicos habilitados para prescrição. Clique aqui e marque sua consulta.