A medicina veio pelo avô. Apesar de já se interessar pela área da saúde desde pequena, a médica clínica Gabriella Nunes dos Santos foi inspirada pelo avô psiquiatra para determinar sua trajetória profissional. “Ele que ficava falando na minha cabeça”, brinca a médica.
Formada em medicina em 2016, estava determinada a seguir os passos do avô e fazer residência em psiquiatria, mas outros interesses chegaram na frente. “Meu marido tem ansiedade e depressão e passava muito mal com os remédios tarja preta.”
“Ele não queria esse tipo de tratamento, foi atrás da Cannabis medicinal e foi muito bom para ele. Isso me chamou muito a atenção e já faz quatro anos. Desde então, eu comecei a estudar a Cannabis.”
Médica da Cannabis
Fez cursos, pós-graduação, e, há um ano, é prescritora de Cannabis medicinal. “Tenho um consultório online e a maioria dos meus pacientes me buscam para tratar dor crônica, ansiedade, depressão, enxaqueca.”
“Os pacientes me procuram pela Cannabis. Gente que já tentou outros tipos de tratamento e não querem mais esse monte de remédio forte. Querem se tratar por uma via alternativa.”
“Me chamou a atenção quando eu vi que a Cannabis tem muito menos efeito colateral e a resposta é mais imediata. Às vezes, em menos de uma semana, as pessoas estão respondendo bem, enquanto que medicamentos psiquiátricos denotam 15 dias para fazerem efeito.”
“Para depressão generalizada e ansiedade, por exemplo, ela age muito mais rápido e sem efeito colateral. A Cannabis não gera grandes vícios, não tem risco de overdose e é mais natural, o que, para mim, é muito melhor.”
A médica e o antigo preconceito
Enquanto assiste o benefício proporcionado aos pacientes, precisa lidar com o preconceito de colegas. “Tem até quem me chama de médica maconheira e não tem nada disso. Estou tratando com um medicamento extraído de uma planta.”
“Eu tento convencer eles que tem muitos benefícios, que esse preconceito antigo foi implantado, e às vezes vale a pena. Vão atrás, pesquisam e começam a prescrever.”
O sonho da psiquiatria, porém, não ficou para trás. em janeiro, a médica pretende ingressar na residência de forma a complementar sua formação e proporcionar um atendimento mais completo aos seus pacientes.
Agende sua consulta
Ou clique aqui para marcar uma consulta com um dos mais de 250 médicos e dentistas prescritores de Cannabis que você encontra no portal Cannabis & Saúde.
Já os médicos prescritores que querem fazer parte de nossa plataforma de agendamento, clique aqui para se cadastrar.
Acesse agora e agende sua consulta!