Dr. Hugo Jaime Rodriguez Alvarez, médico da família e comunidade, iniciou sua trajetória e experiência com a Cannabis medicinal há três anos. Formado desde 2010, começou a atuar como médico em Cuba e Venezuela antes de se estabelecer no Brasil.
“Entre 2020 e 2021, revalidei meu diploma. Nesse período, comecei a pesquisar áreas inovadoras da medicina, buscando desenvolvimento e expansão. Foi quando descobri a cannabis medicinal, que me chamou atenção como um campo promissor. Inicialmente, fiz um curso que me forneceu a base para entender melhor esse universo. Em seguida, aprofundei meus conhecimentos através de livros e muitos recursos disponíveis online, incluindo apresentações e sites especializados, como o Portal Cannabis & Saúde. Comecei a prescrever Cannabis de forma muito tímida, de maneira incipiente, como muitos fazem e, gradualmente, fui percebendo grandes benefícios no tratamento dos meus pacientes”, conta.
Além dos estigmas culturais que cercam a Cannabis, Dr Hugo reflete sobre a falta de inclusão desse tema nos currículos tradicionais de formação médica, o que contribuiu para sua percepção inicial limitada sobre esse universo.
Em Cuba, existe um forte tabu cultural sobre esse tema, isso criou uma grande distância entre mim e o mundo da Cannabis. Além disso, durante meus estudos na faculdade, raramente ouvi falar sobre o assunto de forma direta ou explícita. Minha primeira impressão sobre Cannabis medicinal foi de que poderia ser considerada como uma opção de tratamento após o fracasso dos métodos alopáticos tradicionais. Porém, à medida que comecei a prescrevê-la, percebi que poderia integrar o melhor da medicina tradicional com os tratamentos baseados em Cannabis. Atualmente, a cannabis é minha primeira escolha para muitas condições de saúde, sendo um processo dinâmico onde o foco principal sempre é o paciente, considerando sua individualidade e necessidades específicas” explica.
Cannabis medicinal e a dor crônica
Ao falar sobre sua experiência com pacientes que procuram tratamento com Cannabis medicinal para dor crônica, Dr. Hugo destaca a jornada enfrentada por muitos desses indivíduos, que frequentemente passaram por longos períodos de dor e frustração com medicamentos convencionais.
Ele enfatiza a capacidade da Cannabis de mudar positivamente a realidade dessas pessoas, oferecendo alívio significativo com menos efeitos adversos em comparação com outras terapias. O médico sublinha também a importância da orientação, escolha da formulação e dosagem adequada para obter os melhores resultados ao longo do tratamento.
“A maioria dos pacientes que buscam tratamento com Cannabis para dor já enfrentou não só o sofrimento físico, mas também a frustração que esse processo envolve. Muitos desses medicamentos apresentam significativos efeitos adversos, oferecendo apenas alívio parcial e obrigando os pacientes a lidar simultaneamente com esses efeitos colaterais. Isso pode ser extremamente angustiante. Quando a Cannabis surge nesse contexto, consegue transformar a realidade de muitos pacientes. É aqui que entra nossa responsabilidade de explicar os mecanismos de ação, como o tratamento funciona e como podemos extrair o melhor da ciência por trás dele”, explica.
Para ele, dois aspectos são fundamentais no tratamento com Cannabis: a escolha da formulação adequada para suas necessidades individuais e a titulação para encontrar a dosagem ideal que maximize os benefícios do tratamento.
“Dessa forma, pacientes que antes faziam uso de polifarmácia, combinando vários medicamentos com Cannabis, frequentemente experimentam melhorias significativas, integrando esses elementos para melhorar o ânimo, o apetite e a capacidade de realizar atividades físicas, tudo isso sem sentir dor de maneira tão intensa como nos tratamentos convencionais”, finaliza.
Cannabis medicinal e a melhora da qualidade de vida
Dr. Hugo traz a história de um paciente infantil com múltiplas condições debilitantes, incapaz de realizar fisioterapia devido a dores intensas, espasticidade e complexidades mentais associadas. “Anteriormente, essa criança enfrentava uma vida apática e limitada pela dor, sofrendo com qualquer movimento. No entanto, desde que iniciou o tratamento com Cannabis medicinal, essa realidade mudou drasticamente, que não apenas melhorou sua qualidade de vida, mas também trouxe esperança e alívio para sua família”, conta.
Histórias de sucesso: um lembrete constante sobre o potencial terapêutico da Cannabis
“No contexto da minha prática clínica, testemunhar essas melhorias significativas me inspira profundamente. É um lembrete constante do potencial terapêutico da Cannabis, especialmente em comparação com outras abordagens que frequentemente apresentam efeitos adversos consideráveis. Esta é uma das razões pelas quais continuo comprometido em educar meus pacientes sobre os mecanismos de ação da cannabis e ajudá-los a encontrar a formulação e dosagem ideais para maximizar seus benefícios no tratamento da dor crônica e outras condições de saúde.
Acredito que, com o tempo e educação contínua, podemos superar esses estigmas e integrar plenamente a cannabis medicinal como um tratamento de primeira linha para diversas condições médicas. É uma perspectiva de esperança e potencial transformação que me motiva diariamente em minha carreira médica”, finaliza.
Agende sua consulta!
Para iniciar um tratamento com cannabis medicinal, é essencial consultar um médico especializado, como o Dr. Hugo Jaime Rodriguez Alvarez. O Portal Cannabis & Saúde facilita o contato entre pacientes e profissionais experientes nessa área, oferecendo acesso a centenas de especialistas qualificados nas mais diversas áreas da medicina e odontologia. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo para um tratamento seguro e eficaz com cannabis medicinal.