O surto psicótico de um familiar, no último ano de Medicina, definiu a trajetória profissional da psiquiatra Camila Andrade de Moraes. “Esse episódio me atravessou, fez com que mudasse o rumo da minha vida e comecei a me interessar por Psiquiatria. Quis ajudar pessoas que também passavam por momentos assim.”
E assim o fez. Antes de tudo, ao longo de seis anos, após o final da Residência em Psiquiatra, se dedicou ao atendimento de casos de alta complexidade, em pacientes hospitalizados. No entanto, no último ano, decidiu respirar novos ares e atender pacientes psiquiátricos com menor complexidade, em seu consultório.
Seu objetivo é proporcionar um atendimento humanizado e embasado em evidências científicas, visando o bem-estar físico, mental e emocional dos pacientes, em uma abordagem integral.
A psiquiatra e a Cannabis
Nesse contexto, ganhou espaço a Cannabis medicinal. “Modular o sistema endocanabinoide em pacientes com transtornos mentais faz parte de uma abordagem integrativa em saúde mental.”
“O interesse pelo tratamento com o medicamento de Cannabis surge quando alguns pacientes abandonam o tratamento convencional alopático, por não tolerarem os efeitos colaterais (sedação, ganho de peso e disfunções sexuais).”
“A Cannabis atua em monoterapia e como adjuvante em vários tratamentos psiquiátricos, dentre eles ansiedade, depressão, burnout, bipolaridade, esquizofrenia, TOC, insônia, demências e dor crônica.”
Indicações
“Em alguns casos, há redução significativa das medicações alopáticas, com diminuição dos efeitos colaterais (sedação, perda de libido e ganho de peso) e melhora da qualidade de vida, sono, disposição e atenção. Em pessoas com muitos traumas, a Cannabis ajuda a esquecer e relaxar, trazendo uma vida mais leve.”
“Também tenho boas respostas na redução de danos de dependência de substâncias como, por exemplo, maconha e álcool, em uso excessivo. Quando iniciam o uso do óleo de Cannabis, consomem menos maconha fumada ao longo do dia e reduzem a quantidade de álcool.”
“Em pacientes com TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade), os fitocanabinoides CBD e CBG, associados a uma dose baixa de estimulantes, melhoram significativamente a atenção, organização, qualidade de vida e reduzem a impulsividade.”
Preconceito psiquiatra
Segundo a psiquiatra, os benefícios da Cannabis já são há muito conhecidos. “Eu vejo como uma planta ancestral, usada para o tratamentos de doenças há 5 mil anos antes de Cristo.”
“As pesquisas não têm muita robustez ainda, porque proibiram os estudos por muito tempo. Eu sugiro aos colegas que ainda têm algum tipo de receio, que leiam, se informem, conversem com colegas, com pacientes, Somente a informação quebra o preconceito.”
Agende sua consulta
Clique aqui para marcar uma consulta com psiquiatra Camila Andrade de Moraes.
Ou clique aqui para marcar uma consulta com um dos mais de 250 médicos e dentistas prescritores de Cannabis, que você encontra no portal Cannabis & Saúde.
Já os prescritores que querem fazer parte da nossa plataforma de agendamento, cliquem aqui para se cadastrar.
Acesse agora e agende sua consulta!