Dr. Caio Augusto dos Santos, médico formado pela Faculdade Municipal de São Caetano do Sul, em 2021, tem uma carreira marcada pelo compromisso com a saúde pública e, mais recentemente, pela introdução da Cannabis medicinal em sua prática clinica. Em entrevista ao nosso Portal, Dr. Caio compartilhou sua trajetória e as motivações que o levaram a explorar novas fronteiras no tratamento médico.
Foco na Saúde Pública
Dr. Caio iniciou sua carreira com uma forte orientação para a Medicina de Família, uma especialidade incentivada desde o início de sua formação. “Eles [a faculdade] falaram, logo no começo da Graduação, que a intenção da instituição é formar médicos de família, médicos que queiram seguir por esse caminho. Na época, eu tinha a ideia de fazer Cirurgia”, relembra.
Contudo, a experiência prática em Unidades Básicas de Saúde (UBS) mudou sua perspectiva, levando-o a abraçar a Medicina de Família. No entanto, ao começar a trabalhar no sistema público de São Paulo, Dr. Caio enfrentou desafios significativos.
“Eu me deparei com uma realidade diferente, com limite de tempo por consulta e muitos encaixes, o que dificultava a oferta de um bom atendimento,” explica. “Essa dificuldade de oferecer um atendimento de qualidade me motivou a buscar alternativas.”
Psiquiatria e o interesse pela Cannabis medicinal
Com o interesse crescente pela Psiquiatria, Dr. Caio realizou uma Pós-graduação na área, além de outra, em Medicina de Família. Mas então, ele logo se deparou com a insatisfação dos pacientes diante dos tratamentos convencionais.
“Muitos pacientes não tinham uma resposta adequada ao tratamento. Era comum eu pegar pacientes que já tinham tentado quatro, cinco, seis antidepressivos diferentes […] e ainda estavam muito deprimidos, muito ansiosos,” destaca.
Foi essa situação que o levou a considerar a Cannabis medicinal. “Eu já tinha a intenção de fazer uma certificação voltada para Cannabis medicinal, mas esse foi o gatilho que me fez decidir”, conta.
Dr. Caio buscou formação na área, começando pelo curso da Escola de Educação Continuada da USP e, posteriormente, uma mentoria no Instituto Paladini, que lhe deu a confiança necessária para iniciar as prescrições.
Primeiras experiências e resultados com a Cannabis medicinal
As primeiras percepções de Dr. Caio sobre a Cannabis medicinal foram muito positivas, apesar do preconceito histórico e social que ainda insiste em cercar a substância. “O preconceito atrapalhou a vida de muita gente,” afirma.
Hoje, o médico vê na Cannabis um potencial de protagonista no tratamento de seus pacientes.
“Apesar de eu seguir o protocolo de iniciar o tratamento com o canabidiol como uma medicação coadjuvante — ou seja, associando-o às outras medicações, que o paciente já utiliza —, minha intenção sempre é a de que ele se torne o protagonista. Eu começo associando o canabidiol e, aos poucos, vou retirando as outras medicações, buscando manter apenas o canabidiol,” explicou.
Dr. Caio, destaca ainda sua dedicação em proporcionar um atendimento humanizado e eficaz. Com uma abordagem holística, Dr. Caio prioriza compreender as necessidades individuais de cada paciente, enfatizando o bem-estar emocional e a qualidade de vida. Sua prática é fundamentada em uma escuta ativa, empatia, comunicação clara, o que garante que seus pacientes estejam bem informados sobre todas as opções de tratamento disponíveis, especialmente na área de Cannabis medicinal.
Além disso, seu consultório é um ambiente acolhedor, criado para que os pacientes compartilhem suas experiências com conforto e privacidade: “acredito que a Medicina é uma parceria entre médico e paciente”, dedicando-se integralmente em oferecer suporte para melhorar a qualidade de vida de cada pessoa que busca seus cuidados.
Marque sua consulta!
Para começar um tratamento com Cannabis medicinal, é importante buscar a orientação de um médico especializado, como o Dr. Caio Augusto dos Santos. O Portal Cannabis & Saúde oferece uma plataforma que simplifica o contato entre pacientes e profissionais de saúde experientes em terapias com Cannabis. Por isso, oferece centenas de especialistas de saúde qualificados para realizar essas consultas. Marque hoje mesmo sua consulta e dê o primeiro passo em direção a um tratamento seguro e eficaz com Cannabis medicinal.