“Minha trajetória com a medicina Canabinoide começou durante minha especialização em clínica de dor. Foi nesse contexto que comecei a estudar e pesquisar sobre o sistema endocanabinóide, um mediador endógeno, e a explorar os fitocanabinóides”, conta a médica
Após realizar cursos na USP e Unifesp, buscando embasar cientificamente sua prática como médica da família e especialista em clínica de dor, a Cannabis se encaixou naturalmente em sua área de atuação, abrangendo diversas patologias, como ansiedade, depressão, insônia, alzheimer, TEA e TDAH.
Ao longo de sua carreira, Dra. Adele investiu em estudos aprofundados, iniciando com o livro do Dr. Mario Luiz Grieco, que abordava as doenças e a função da Cannabis no sistema endocanabinoide.
Ela também enfatiza a importância da consultoria para compreender as doses ideais e os compostos, assim como a participação em congressos, a busca constante por conhecimento para compreender as doses ideais e os compostos na Medicina Canabinoide.
Leia também
Os desafios da Medicina Canabinoide
“Percebi que as opiniões sobre a Cannabis podem variar bastante. Há muito preconceito e falta de informação, tanto entre os colegas quanto nos pacientes. Em minha especialização em dor, me deparei com pacientes frustrados com tratamentos convencionais. Ao prescrever óleos de THC e CBD, observei melhorias significativas, especialmente quando combinados com fisioterapia. Agora, com o CBG, os pacientes relatam melhorias nas dores, sono e atividades diárias.”
Transtorno do Espectro Autista
Dra. Adele compartilhou casos relevantes entre eles, o de uma criança com TEA, cujo tratamento com óleo de Cannabis trouxe melhorias notáveis em diversas áreas, reforçando a importância do tratamento multidisciplinar.
“Uma das histórias mais impactantes foi a de um paciente de cinco anos com TEA. Com um diagnóstico moderado, o caso envolvia falta de fala, insônia, seleção alimentar e estereotipias. Após iniciar o tratamento com o full spectrum de Cannabis, em apenas um mês e meio, a criança passou a chamar pela mãe, melhorou sua alimentação e apresentou avanços significativos em diversos aspectos. Essa experiência ressalta o valor do óleo como uma ferramenta essencial no tratamento multidisciplinar, proporcionando uma notável melhoria na qualidade de vida da criança e de seus pais.”
Para ela, esses feedbacks são gratificantes e, além de proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida, a Cannabis é considerada por suas propriedades terapêuticas em alívio da dor, controle de náuseas e tratamento de distúrbios mentais.
“Embora ainda necessite de estudos científicos, já existem muitos relatos positivos”, relata.
Entretanto, a Dra. Adele ressalta a falta de informações tanto para médicos quanto para pacientes, destacando a necessidade contínua de estudo e disseminação de informações para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos que buscam alternativas terapêuticas.
“A Cannabis é uma medicação com potencial para trazer melhorias à saúde, mas, infelizmente, ainda enfrentamos a carência de informações. Continuaremos estudando e levando conhecimento aos pacientes, visando uma melhor qualidade de vida.”
Agende sua consulta!
A Medicina Canabinoide emerge não apenas como uma alternativa terapêutica, mas como uma poderosa ferramenta capaz de proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida.
No entanto, é essencial buscar a orientação de um profissional de saúde para identificar o produto e a dosagem mais apropriados.
Através da nossa plataforma de agendamentos, é possível marcar uma consulta de forma simples. Não hesite em agendar sua consulta com a Dra. Adele Le Vendematti Vigo agora mesmo!