Está marcado para o dia 16 de junho o que pode ser o último debate parlamentar antes da regulamentação da Cannabis para uso adulto na Colômbia. Existe a expectativa de que o texto da lei seja aprovado no Senado colombiano, pois o projeto já foi aprovado pela casa em setembro de 2022.
Se a lei for passar por mais essa aprovação, a Cannabis deixa de ser proibida na Colômbia e se abre um novo mercado com potencial de movimentar U$250 milhões. Além disso, propõe uma nova abordagem para combater o mercado ilegal e os grupos armados que levam violência às pessoas no país.
Quase lá
Essa foi a sétima das oito votações necessárias para a emenda constitucional ser seguir para a sanção do presidente. O próximo e provavelmente último passo é a votação no plenário do Senado, que deve acontecer em 16/6.
O projeto inclui uma modificação na Constituição do país que proíbe porte e consumo de drogas, além de regulamentar compra, venda, distribuição e comércio da planta. Por isso, tantas etapas legislativas acontecem até ela ir para o Poder Executivo.
O autor do texto, o deputado Juan Carlos Iosada Vargas, comemorou em nota o avanço da proposta: “Hoje novamente o congresso reafirma que é hora de regulamentar para avançar em uma nova política de drogas, longe do proibicionismo e enquadrada em um modelo de regulação.” Em post no Twitter também comemorou passo adiante.
#ULTIMAHORA @PrimeraSenado aprueba en penúltimo debate nuestro proyecto de #CannabisDeUsoAdulto💪🏼
Hoy nuevamente el Congreso reafirma que #EsHoraDeRegular para avanzar en una nueva política de drogas, alejada del prohibicionismo y enmarcada en un modelo de regulación. pic.twitter.com/c70MwxFoa9
— Juan Carlos Losada (@JuanKarloslos) June 6, 2023
No entanto, se o projeto passar por alguma alteração, o trâmite precisaria voltar ao início e retornar em pouquíssimo tempo.
Apoio dos médicos
Na Colômbia, o uso medicinal da Cannabis é bem popular entre os médicos. Pesquisas apontaram que 85% dos médicos do país entendem que os canabinoides são úteis para o tratamento da dor. As informações do Observatório Colombiano da Indústria da Cannabis também trouxe números sobre a adesão da comunidade médica, 74% dos profissionais de saúde do país apoiam o uso medicinal da planta.
Aqui no Brasil ainda temos um número reduzido de profissionais com experiência no uso de Cannabis para fins medicinais. Para facilitar o acesso a esses tratamentos, nós do Cannabis & Saúde organizamos uma plataforma de agendamentos que tem mais de 250 médicos e dentistas experientes na prescrição de canabinoides. Acesse para fazer o uso da Cannabis de forma legal e segura.