É inegável: atualmente as redes sociais funcionam como um termômetro medindo quais assuntos estão em pauta e de qual maneira são retratados. E um estudo recente publicado no Drug and Alcohol Review descobriu que vídeos publicados no TikTok retratam o uso de Cannabis de forma positiva.
A plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários mensais no mundo. Portanto, seus conteúdos indicam a crescente popularização do uso da Cannabis e a diminuição de preconceitos relacionados à Cannabis.
O estudo foi liderado por Brienna Rutherford. A pesquisadora da Universidade de Queensland, na Austrália, está investigando como o conteúdo de uso de substâncias nas mídias sociais pode influenciar as atitudes, comportamentos e intenções de adolescentes e jovens adultos. Além de pesquisar também sobre como as mídias sociais podem ser aproveitadas para mensagens de saúde pública.
Uso excessivo das redes e ansiedade
Ao mesmo tempo que as redes sociais como TikTok indicam as temáticas contemporâneas, seu uso excessivo traz um lado negativo: a ansiedade. Pense, quantas vezes você já checou suas redes sociais nas últimas horas? A sensação de que se está perdendo algo se você não conferir as atualizações das redes está presente na maioria das pessoas.
Redes sociais e a relação com o mundo
Além da ansiedade, as redes sociais vêm transformando a maneira como nos relacionamos com as pessoas e com a realidade ao nosso redor. “O mundo das redes passa a assumir um papel emocional sobre os indivíduos. E as repercussões de tudo isso, são preocupantes. Os likes passam a ter um valor simbólico. Como se receber likes fosse equivalente a receber afeto. E através disso muitos se sentem “aceitos” e validados”, indica Andrea Toledo Medeiros.
Definitivamente a maneira como usamos as redes sociais podem impactar na nossa qualidade de vida. Na busca do equilíbrio, a Dra. Andrea apresentou aqui algumas estratégias para usar a tecnologia de maneira saudável:
- Buscar mais contato com a natureza.
- Permitir se desconectar um pouco para experienciar novas e reais conexões.
- Desfrutar de uma caminhada.
- Ler um bom livro.
- Praticar atividade física.
- Evitar telas 2 horas antes de dormir, para não atrapalhar a liberação de melatonina.
Se você sofre com ansiedade, é fundamental buscar ajuda de um profissional especializado no cuidado da saúde mental. Na plataforma de agendamento de consultas do portal Cannabis & Saúde, você pode entrar em contato com diversos médicos especialistas prescritores de Cannabis medicinal.