Durante o Natal, vários tipos de comércio costumam registrar recordes de vendas para aqueles que querem presentear um ente querido. Em dezembro, no Uruguai, a Junta Nacional de Drogas registrou recorde de vendas de um item sem relação com o Natal: Cannabis com alto teor de THC.
A variedade Gamma, uma nova variedade de Cannabis com 15% de THC, chegou às prateleiras das farmácias uruguaias no dia 21 de dezembro. Já no dia 22 registraram o recorde de vendas: 17,5 kg em um dia. As vendas da Gamma representaram 90% das vendas naquele dia.
Variedades de Cannabis no Uruguai
Atualmente, três tipos de Cannabis estão disponíveis nas farmácias no Uruguai: Alfa e Beta, com até 9% de teor de THC, e a nova, Gamma, com 15%. O delta-9 tetrahidrocanabinol, que chamamos de THC, é um dos canabinoides presentes na planta que é responsável pelos efeitos psicoativos da Cannabis. Apesar de ser muito vinculada ao uso adulto, essa molécula tem diversos usos medicinais.
As variedades Alfa e Beta custam 390 pesos uruguaios por pacote com 5 gramas, o que dá cerca de 53 reais. Já a embalagem de 5g da variedade Gamma, custa 450 pesos, o que dá cerca de 62 reais.
A população parece ter gostado da nova opção disponível no mercado legal de Cannabis no Uruguai. Em entrevista ao jornal La Diaria, o secretário da Junta Nacional de Drogas, Daniel Radío, lembrou que esse é um novo passo na legislação local sobre a planta.
“A lei regulamentou a cannabis psicoativa para uso adulto não medicinal, entre outras coisas, e assim, cumprindo esta linha de trabalho, o que estamos fazendo é colocar à disposição dos compradores nas farmácias uma variedade de cannabis com um pouco mais de THC”
Uruguai regulamentou a Cannabis em 2013
Apesar de as farmácias uruguaias só começarem as vendas de Cannabis em 2017, a regulamentação do uso adulto no país já tem quase 10 anos. No entanto, há outras formas de ter acesso à planta além das drogarias licenciadas, como o autocultivo e os clubes. Assim, no país se desenvolveu um mercado que conta com eventos como a ExpoCannabis, que virá ao Brasil pela primeira vez em 2023.
Aqui no Brasil, o uso medicinal da Cannabis é uma realidade e para começar um tratamento é muito fácil. Basta marcar uma consulta com um médico prescritor pela nossa plataforma de agendamentos, lá você encontra profissionais de várias especialidades que estão prontos para te orientar em um tratamento com a planta.