A Cannabis já mudou a vida de muitas pessoas que usaram ou seguem usando a planta em tratamentos de saúde. Mas o seu potencial vai muito além do uso medicinal e parece que cidades também serão diretamente impactadas pela maconha.
Construído utilizando tijolos feitos de cânhamo, o Hemp Hotel, localizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, será o maior prédio de cânhamo do mundo. Serão 54 quartos distribuídos em um edifício de 12 andares com uma bela vista para a Montanha da Mesa, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
A inauguração do Hemp Hotel está prevista para o mês de julho.
Cânhamo para uma construção sustentável
Os tijolos de cânhamo, que também são chamados de hempcrete, estão ganhando destaque no mundo da construção civil graças às suas propriedades ecológicas e sustentáveis. Esse tipo de material é um bom isolante térmico, é resistente ao fogo e é um item com carbono negativo. Isso que dizer que a fabricação de cada bloco absorve mais carbono da atmosfera do que emite.
O cultivo de cânhamo para produzir os tijolos absorve carbono e o processo industrial necessário para finalizar o bloco também é mais sustentável do que os materiais que são usados com geralmente. A produção de cimento e concreto gera cerca de 9% de todas as emissões de CO2 da humanidade. Portanto, coloca a Cannabis como uma potencial solução para reduzir o impacto da indústria da construção civil no meio ambiente.
Na estrutura do prédio, os tijolos de cânhamo são apoiados em uma estrutura de concreto e cimento. Mesmo que o cimento e o concreto utilizados sejam os convencionais, o hempcrete reduz consideravelmente a quantidade necessária destes materiais para se ter uma construção segura. Assim, as construções que utilizam tijolo de cânhamo abrem uma grande oportunidade em um mundo que busca reduzir as emissões de carbono.
A empresa responsável pela fabricação dos tijolos de cânhamo é a Afrimat Hemp, sediada na própria Cidade do Cabo.
Uso industrial da Cannabis
O cânhamo é uma variedade da planta Cannabis, ela é amplamente cultivada por seus canabinoides, mas também pelas suas fibras resistentes e versáteis. As plantas de cânhamo produzem flores com altos teores de CBD e baixa concentração de THC, sendo assim muito importantes para a produção visando o uso medicinal da planta.
Já as fibras do cânhamo são uma matéria-prima multifuncional, sendo ingrediente para tecidos, plástico biodegradável e, como no Hemp Hotel, material de construção. Embora o cânhamo não produza THC, canabinoide psicoativo e presente na lista de substâncias proibidas, essa variedade de Cannabis é proibida no Brasil. Os debates sobre a regulamentação da planta se concentram apenas no aspecto medicinal e vêm ignorando outras funcionalidades que esse vegetal possui.
O uso medicinal da Cannabis já possui uma regulamentação aqui no nosso país. Primeiramente, se você deseja iniciar um tratamento com a planta, precisa da orientação de um médico habilitado e experiente na prescrição de canabinoides. Nesse sentido, aqui na nossa plataforma de agendamentos você encontra mais de 250 profissionais da saúde que estão preparados para entender o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já uma consulta.