A prurido, ou coceira, é um sintoma comum em pessoas com doença renal crônica (DRC). Embora a causa exata da coceira na DRC não seja totalmente esclarecida, acredita-se que é uma soma de diversos fatores, como:
- Inflamação: desencadeando reações exageradas na pele;
- Danos nos nervos: a doença pode causar problemas nos nervos que aumentam a sensibilidade da pele;
- Desequilíbrio de minerais no sangue: a alteração nos níveis de minerais podem contribuir para a coceira;
- Acúmulo de toxinas: conforme os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue, substâncias que irritam a pele podem causar coceira.
O tratamento para a coceira causada pela doença renal crônica é multidisciplinar, envolvendo tanto dermatologistas quanto nefrologistas, para controlar tanto a coceira em si quanto os fatores que desencadeiam essa reação. Nesse sentido, pesquisadores da Tailândia fizeram um estudo clínico duplo-cego randomizado e controlado por placebo para analisar a eficácia de uma pomada de Cannabis para uso tópico para o tratamento da prurido associado à DRC.
O que é a doença renal crônica
A DRC é uma condição de saúde em que os rins perdem gradualmente a capacidade de filtrar o sangue, remover toxinas e executar outras funções do órgão. Sem tratamento adequado, a doença pode evoluir para insuficiência renal e outras complicações.
Nos estágios iniciais, a doença renal crônica muitas vezes não apresenta sintomas. O que dificulta o tratamento precoce da condição. À medida que a doença avança, surgem alguns sintomas além da coceira:
- Fadiga;
- Inchaço nos membros inferiores;
- Dores;
- Náuseas;
- Perda de apetite;
- Alterações na frequência urinária e a presença de sangue na urina.
O tratamento da DRC depende da gravidade da doença e pode envolver uma combinação de abordagens com medicamentos, diálise e mudança nos hábitos de vida. Quanto mais cedo começar o tratamento, melhores as chances de o paciente viver com bem-estar e qualidade de vida.
De acordo com os resultados do estudo, pomadas com Cannabis poderiam contribuir para que esse tratamento seja mais eficaz e a adesão seja maior.
Uso tópico da Cannabis contra a coceira
O estudo, realizado com 60 participantes com DRC, focou em pacientes com níveis graves ou moderados de coceira e que faziam hemodiálise. Eles foram divididos em dois grupos: um recebeu uma pomada com Cannabis e o outro, um placebo.
A pomada utilizada continha uma mistura de canabidiol (CBD) e delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), ambos componentes encontrados naturalmente na planta. O produto tinha uma maior concentração de CBD, e os participantes do estudo receberam uma dose diária de 1,27 mg/kg de CBD e 0,13 mg/kg de THC. Os pacientes aplicaram a pomada durante quatro semanas, e os resultados foram medidos em termos de alívio da coceira e melhora na qualidade de vida relacionada à prurido.
Após o período do estudo, os pacientes que usaram a pomada com Cannabis relataram uma redução significativa na intensidade da coceira em comparação aos que usaram o placebo. Além disso, os pesquisadores não identificaram a ocorrência de efeitos colaterais.
A planta no tratamento de condições renais
Os benefícios da Cannabis têm potencial para tratar diversas condições de saúde, inclusive algumas que afetam os rins. Existem muitas evidências que indicam os benefícios dos canabinoides para aliviar dores crônicas e neuropáticas, que são comuns em doenças renais. As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes dos canabinoides também podem ser úteis, amenizando crises.
Além disso, estudos sugerem que a Cannabis poderia proteger os rins. Pesquisadores norte-americanos observaram que pessoas que consomem produtos à base da planta teriam menos chance de desenvolver pedras nos rins. Do mesmo modo, uma análise feita na China identificou que há menos chances de desenvolver câncer nos rins em pessoas que consomem produtos com canabinoides.
O potencial da Cannabis na Dermatologia
A Cannabis também tem ganhado destaque na comunidade científica por sua capacidade para tratar condições de pele. Dermatite atópica, psoríase, acne são exemplos de condições dermatológicas que produtos com canabinoides podem complementar o tratamento, oferecendo uma alternativa que pode melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.
Existem produtos com canabinoides para uso tópico em formato de pomadas e geis que são uma boa escolha para tratar condições de pele. Comparados aos produtos de uso oral, os tópicos atuam somente na região da aplicação e causam menos efeitos colaterais.
No entanto, é essencial que o uso desse tipo de medicamento seja acompanhado por um profissional da saúde devidamente habilitado. Nesse link você pode conferir mais informações na nossa LIVE sobre o uso de Cannabis na Dermatologia e Estética, com a Dra. Viviane Campos.
Como começar a usar Cannabis com fins medicinais
Para utilizar a Cannabis de forma legal e segura no Brasil, é necessário seguir as regras da Anvisa. De acordo com a agência, somente um médico ou dentista pode prescrever produtos com a planta para tratar condições de saúde.
Caso tenha interesse em iniciar um tratamento com Cannabis, consulte um profissional da saúde com experiência nesse tipo de prescrição. Acessando a nossa plataforma de agendamento, você pode marcar uma consulta com um entre mais de 300 opções de diversas especialidades. Marque já uma consulta!