A decisão inédita aconteceu esta semana e se trata do primeiro fornecimento de Delta 8-THC por parte de um plano de saúde no Brasil.
“Se trata de um paciente que possui dores crônicas em razão de um acidente automobilístico e além do canabidiol agora o médico decidiu adicionar ao tratamento o Delta 8-THC. E o plano de saúde foi compelido a fornecer esse medicamento ao paciente”, afirmou o advogado que trabalhou no caso Diogo Pontes Maciel.
Delta-8 THC
Trata-se de um isômero do delta-9 THC, ou seja, tem a mesma fórmula molecular, mas com sua estrutura diferentemente posicionada. Na prática, isso faz com que haja uma ligação menos eficaz com o sistema endocanabinoide, o que pode ser uma grande vantagem.
Por que o Delta-8 THC pode ser vantajoso?
A grande questão em relação ao Delta-8 THC é que ele oferece menos efeitos adversos do que o Delta-9-THC, seu irmão mais famoso até então. Embora compartilhem muitas semelhanças, os efeitos psicoativos do Delta-8 THC são consideravelmente menores, o que diminui o risco de uma série de problemas, como crises de pânico, paranoia e ansiedade.
Os pacientes que fazem uso do Delta-8 THC relatam também menos intensidade de sedação e mais clareza nos pensamentos, sem que isso gere impactos negativos nas suas propriedades terapêuticas de analgesia, neuroproteção, estímulo de apetite e, sobretudo, redução de vômitos e náuseas em pessoas sob tratamento quimioterápico.
Veja aqui a lista atualizada dos produtos autorizados pela Anvisa.
Clique aqui e solicite o agendamento de consulta com um dos nossos médicos cadastrados em nossa plataforma!