Está se tornando cada vez mais comum que pessoas idosas utilizem produtos à base de Cannabis por várias razões, como alívio de dores, melhorar a qualidade do sono ou cuidado com a saúde mental.
No Canadá, onde há uma imensa disponibilidade de produtos à base da planta para os consumidores, um novo estudo destacou um aumento significativo do consumo entre as pessoas acima de 55 anos e revelou outros padrões de consumo de Cannabis entre pessoas idosas.
Tendência canadense
O estudo, que analisou dados de mais de 18 mil participantes, revelou que entre 2018 e 2021, a proporção de pessoas entre 55 e 65 anos que relataram consumir Cannabis subiu de 19% para 25%. Proporcionalmente, os homens consomem mais do que as mulheres (28% contra 21%) e grande parte das pessoas idosas afirma utilizar pelo seu potencial terapêutico.
As mulheres nessa faixa etária preferiram produtos com Cannabis no formato de comestíveis, óleos e tópicos, enquanto entre os homens predomina o uso de flores secas e concentrados. As diferenças de gênero sugerem que políticas de saúde pública e redução de danos devem considerar essas diferenças no perfil de uso.
A dor é a condição de saúde que mais leva as pessoas idosas no Canadá a procurar produtos à base de Cannabis, seguida de insônia e ansiedade. No entanto, os pesquisadores recomendam campanhas educativas voltadas para essa faixa de idade, abordando não apenas os usos terapêuticos, mas também os possíveis efeitos colaterais e interações com medicamentos, como os pesquisadores destacaram no estudo.
“Nossas descobertas destacam que uma proporção significativa de consumidores de Cannabis nessa faixa etária, principalmente mulheres, consomem Cannabis para controlar uma condição de saúde física ou mental. Mensagens clínicas e de saúde pública direcionadas podem ser benéficas para adultos mais velhos, principalmente em torno da eficácia dos produtos de Cannabis para controlar condições de saúde mental e física, bem como possíveis interações com outros medicamentos“
O uso de produtos com Cannabis por pessoas idosas
Embora a Cannabis tenha sido vinculada à juventude e à rebeldia nas últimas décadas, os estudos científicos têm apontado que os produtos à base da planta podem trazer muitos benefícios para as pessoas idosas. Seja para a saúde física ou a saúde mental, os canabinoides têm potencial para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para a terceira idade.
Nos EUA, por exemplo, a proporção de pessoas idosas que utilizam produtos com Cannabis é de cerca de 20%, os números mais altos em uma pesquisa realizada desde 1976. À medida que mais estados norte-americanos aprovam regulamentações para o consumo dos derivados da planta, a tendência é que esse número aumente.
Entre os benefícios comprovados dos produtos com Cannabis para a terceira idade, se destacam:
- Neuroproteção: ajudando a retardar o envelhecimento do cérebro e evitando perdas cognitivas;
- Antioxidante: ajudando a manter a pele e outros órgãos saudáveis;
- Anti-inflamatório: contribuindo para a redução de dores nas articulações
Além disso, pesquisas indicam que muitas pessoas idosas estão recorrendo à medicamentos com Cannabis para diminuir o uso de remédios para a dor, principalmente opioides. Os produtos com canabinoides surgem nesses lugares como uma alternativa com menos efeitos colaterais e sem o risco de dependência.
Como iniciar um tratamento com medicamentos à base de Cannabis
Incluir produtos à base de Cannabis na rotina de uma pessoa idosa é uma decisão que deve ser tomada junto a um profissional de saúde especializado. Existe uma grande variedade de composições e formatos que tornam necessário o acompanhamento de um médico em todas as etapas.
Na nossa plataforma de agendamentos, selecionamos mais de 300 médicos experientes na prescrição desse tipo de tratamento, inclusive diversos geriatras, todos preparados para avaliar cada caso e recomendar o melhor caminho. Acesse já a nossa plataforma e marque uma consulta de forma simples e rápida.